O socorro da Frei

57

O caminhão ainda é encontrado no mercado por um preço acessível

O caminhão ainda é encontrado no mercado por um preço acessível

O modelo, que logo mais completará 10 anos de mercado, em seu lançamento chamou a atenção pela cabine leito teto alto, o design moderno e o grande número de funcionalidades de itens de comodidade oferecidos de série, como a suspensão a ar. Foi questão de pouco tempo, e o cavalo mecânico passou a ser o queridinho do Brasil, alcançando em 2007 a liderança em vendas, com 2 790 unidades no atacado, deixando para trás modelos tradicionais das marcas concorrentes. E assim ficou por mais alguns anos.

Outro indício de que esse trator com motor eletrônico de 320 cv de potência permanece até hoje como um dos mais bem-aceitos no mercado de caminhões usados é a boa revenda.

O VW 19-320 Titan Tractor traciona 45 t com carretas para 30 pallets e sua motorização é Cummins ISC com sistema Euro 3, dotada de turbo e intercooler, com 320 cv de potência. É oferecido nas versões de cabine leito e estendida. Os itens que se destacam são: a iluminação com temporizador, o aviso sonoro que evita bascular a cabine com as portas abertas e o desligamento automático do ar condicionado em caso de superaquecimento do motor.

Quem já experimentou diz que o veículo é econômico e que seu custo de manutenção é baixo, por isso, no mercado de usados, pode ser um bom aliado do pequeno frotista ou do motorista autônomo.

A cabine surpreende pelo espaço

De olho no mercado
O principal concorrente do WV Constellation 19-320 é o cavalo-mecânico Mercedes-Benz Axor 1933. O modelo é a porta de entrada da família Axor. O caminhão 4×2 é ideal para cargas volumosas e de baixa densidade e pode ser encontrado com três tipos de cabine, sendo uma estendida com cama rebatível. De acordo com a fabricante, o veículo tem capacidade para 30 pallets. A potência do motor OM-925 LA é de 320 cv a 2 200 rpm e a CMT (Capacidade Máxima de Tração) é de 47 t.

O Constellation 19.320 4×2, ano 2006, hoje pode ser encontrado por R$ 93.400, segundo a tabela da Molicar. Já o seu concorrente, o MB 1933 4×2 é encontrado por um preço um pocuo mais em conta R$ 75.200.