Pronto para teste em operações reais, a Volvo apresenta um novo conceito de caminhão para o transporte de grãos. Trata-se de um Volvo FH inédito 6×4 rodotrem, um protótipo único, desenvolvido pela engenharia brasileira e mundial da marca, em parceria com a Randon, Hyva e Continental. 

O caminhão será testado na “rota dos grãos”, partindo do centro-oeste brasileiro com destino aos portos de escoamento da safra. “Esse caminhão é um laboratório sobre rodas, com o qual vamos testar tecnologias que chegarão aos veículos de série no futuro. Esse é o primeiro caminhão-conceito construído no Brasil para a realidade do transporte que temos aqui”, declara Fabrício Todeschini, diretor de engenharia de veículos da Volvo no Brasil. O primeiro caminhão conceito, considerando todos os tipos de aplicações, foi o VM semiautônomo. Considerando isso, o FH Efficiency Concepto Truck é o segundo caminhão-conceito da Volvo no Brasil.

O Efficiency Concept Truck é repleto de tecnologias inovadoras. “Estamos testando diversos conceitos novos, tanto no cavalo mecânico como no implemento, com nossos parceiros. São melhorias no motor, na aerodinâmica, no gerenciamento de energia e mais”, explica Juliane Tosin, gerente de projetos de engenharia da Volvo e líder do projeto.

FH atual x FH inédito

As novidades visuais são grandes, resultado das mudanças na arquitetura do caminhão para melhorar a aerodinâmica. A cabine ficou mais baixa e 250 mm mais longa e é dotada de grandes defletores, com o dobro do tamanho dos encontrados no modelo convencional do FH. A frente do veículo é mais aerodinâmica, projetada 175 mm para a frente. Outra alteração é no entre-eixos, que baixou para apenas 3.000 mm, trazendo o trailer mais próximo da cabine, proporcionando a diminuição da resistência ao ar. Com isso, a caixa de baterias e o tanque de ureia foram realocados.

Ao invés de retrovisores externos, foram instaladas câmeras nas laterais da cabine. Elas exibem as imagens em telas internas, com um alcance maior que o dos espelhos. O FH conceito graneleiro possui também uma suspensão dianteira com molas 30 quilos mais leves; freios a disco; saias laterais; extensores das portas; calotas e rodas de alumínio – tudo mudado e introduzido para aumentar a aerodinâmica, diminuir peso e melhorar a produtividade. A cabine ficou ainda maior internamente, com uma cama 250 mm mais larga, proporcionando muito mais espaço para movimentação e conforto ao condutor.

O motor é uma evolução dos modelos atuais a diesel. Ele usa a tecnologia I-Save, que a Volvo disponibiliza na Europa. O sistema inclui um novo desenho dos pistões, fazendo com que a queima de combustível se concentre no centro dos cilindros, contribuindo para reduzir o consumo. O I-Save traz também um sofisticado sistema de turbocompressor, que gera torque extra, possibilitando menor rotação do motor em velocidade de cruzeiro em longas distâncias, uma condição ideal em graneleiros.

No Efficiency Concept Truck a Volvo introduziu um novo conceito de troca do óleo lubrificante por diferença de pressão, e não por gravidade como costumeiramente é feito, tornando o processo mais rápido, limpo e seguro. Além disso, houve a redução de elementos filtrantes (de três para dois filtros), juntamente com a adoção de um novo óleo, o VDS5, que é menos viscoso e circula com mais facilidade pelo motor, lubrificando mais rapidamente e auxiliando na redução de consumo de combustível.

Energia solar

O caminhão do futuro da Volvo é original em muitos aspectos. É o primeiro a ter um sistema próprio de geração de energia. Um painel fotovoltaico para captação de energia solar e super capacitores foram instalados para abastecer os componentes eletrônicos e garantir aumento da vida das baterias. Outro exemplo inédito é a utilização de uma peça feita em impressora 3D, dando mais agilidade ao pós-venda e antecipando uma tendência que deverá ser gradativamente adotada. Trata-se de um encaixe do suporte do para-lama traseiro, que foi impresso em alumínio mantendo as características do componente original.

“Estamos muito orgulhosos em ter feito o primeiro caminhão-conceito do Brasil. É uma prova do compromisso da Volvo com os transportadores do país, sempre inovando. Vários desses conceitos vão chegar aos nossos caminhões de série no futuro, como soluções de ponta já validadas em nosso mercado, um dos mais severos do mundo”, finaliza Fabrício Todeschini sobre o FH inédito.

Renault D Wide Z.E.

Antes da Volvo, a Renault já havia apresentado o caminhão elétrico D Wide Z.E. com o mesmo conceito de utilização de placas solares para captação de energia para determinadas funções do caminhão. No caso do FH inédito para o Brasil.

Essa foi uma das escolhas da Rhyner Logistik para reduzir as emissões de poluentes. Além disso, a empresa com sede na Suíça colocou painéis solares no teto do baú. Com isso, essa energia elétrica alimenta o motor do refrigerador. O Renault Trucks D Wide Z.E. tem peso bruto total (PBT) de 26 toneladas. E vai atuar no abastecimento de uma rede de supermercados.

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Renault D Wide Z.E. utiliza placas solares para produzir energia para o sistema de refrigeração
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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).