Renault mostra Alaskan, inédita picape de 190 cv

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Enfim a Renault fará parte do segmento de picapes médias. A companhia revelou, nesta quinta-feira (30) em Medellín, na Colômbia, a Alaskan, seu primeiro utilitário deste segmento. O modelo inédito terá capacidade de carga de uma tonelada e fará frente a nomes de peso no mercado brasileiro, como a Chevrolet S10, Toyota Hilux e Ford Ranger.


A dianteira da Alaskan segue um padrão parecido com o de outros modelos mais requintados da marca (como o SUV Koleos). Os faróis são grandes e retangulares e se unem à grade frontal, cujo acabamento é cromado e acopla o logo avantajado da Renault no centro.

O para-choque é robusto (característico do segmento) e abriga os faróis de neblina com detalhes prateados. Na traseira, destaque para as lanteras que se extendem até a lateral da picape, mas não atingem a tampa da caçamba.


Sob o capô, a inédita picape média da Renault oferecerá os seguintes motores: 2.3 diesel biturbo com duas calibrações de 160 cv e 190 cv, e, dependendo do mercado, a montadora também terá um 2.5 a gasolina de 160 cv e outro 2.5 diesel de 190 cv. O câmbio poderá ser manual de seis marchas ou automático de sete velocidades, dependendo da versão, além das opções de tração variarem entre 4×2 e 4×4.

Internamente, o painel terá acabamento na cor preta, com detalhes em prata, assim como o volante e a lateral das portas. O kit multimídia terá tela de 5” ou 7”, também dependendo do mercado. O ar-condicionado será automático e digital, pelo menos na versão topo de linha. Segundo a Renault, versões 4×4 terão capacidade para rebocar até 3,5 toneladas.


A Renault Alaskan é baseada na nova plataforma da Nissan Frontier (ou Navara NP300, como é vendida em outros países), que tem como principais características as melhorias na dirigibilidade do utilitário. A suspensão traseira da Alaskan, por exemplo, é composta por cinco braços independentes, o que, segundo a Renault, contribui para melhorar o conforto ao guiar e diminuir o nível de ruído. As longarinas da picape estão reforçadas e o chassi com maior rigidez torcional (em comparação com a plataforma anterior da Frontier).

Esta plataforma também dará vida à inédita picape média da Mercedes-Benz. A companhia alemã e a Aliança Renault-Nissan firmaram uma parceria para desenvolver picapes em conjunto, mas o modelo da Mercedes deve chegar ao mercado somente em 2018.


A inédita picape da Renault será produzida em três cidades: Cuernavaca (México), Córdoba (Argentina) e Barcelona (Espanha). As primeiras unidades sairão das linhas de produção norte-americanas e serão comercializadas primeiro na Colômbia. Depois da Colômbia, outros países da América do Sul (incluindo o Brasil), África e Europa serão os próximos a ter a picape, mas ainda não há um cronograma de lançamento divulgado.