A Rodofort importa pneus da Índia para seus semirreboques. O objetivo da empresa para enfrentar a crise de abastecimento de componentes que afeta a indústria de implementos rodoviários. “Nesse momento de escassez é preciso conhecer bem o mercado internacional para saber aonde buscar a melhor solução”, diz Alves Pereira, diretor-geral da Rodofort, que completa: “nosso departamento de Compras mantém-se atualizado sobre a indústria mundial”. Em maio chegou o primeiro lote de pneus para equipar os produtos que estavam no pátio aguardando a entrega final ao cliente. Para julho a Rodofort já adquiriu quatro contêineres com 1,5 mil pneus no total.

Segundo a Anip (Associação Nacional dos Fabricantes de Pneumáticos), realmente, faltou pneus em 2020, mas não falta mais, mesmo com o aumento das vendas este ano em mais de 5%.

1Leia mais: Ouro Verde faz locação inédita para Raízen

Os caminhões semiautônomos para o setor de cana-de-açúcar, que teve a Volvo como pioneira, ganha mais espaço com a parceria expandida entre a Ouro Verde e a Raízen. A Ouro Verde começa locação inédita de caminhões autônomos, sendo 308 equipamentos, entre caminhões e implementos, foram locados, representando uma das maiores negociações do segmento de locação de pesados em 2021.

A Ouro Verde, especialista em gestão e terceirização de frotas, expandiu sua parceria com a empresa por meio da locação de 308 caminhões e implementos das marcas Volvo, Scania, Mercedes-Benz – Grunner, Santa Izabel, Facchini e Fliegl. 

Para o diretor-presidente da Ouro Verde, Cláudio Zattar, a substituição da frota de tratores por caminhões semiautônomos é uma tendência que se consolida com projetos robustos como este. 

Entre os itens locados estão caminhões Axor 3131 Mercedes-Benz com tecnologia Grunner autônomos nível 2. Além de ser o primeiro contrato de locação desse tipo de equipamento pela Ouro Verde, a negociação representa uma das maiores vendas da história da Grunner, especializada em soluções para o campo. O equipamento, totalmente customizado para atuação nas lavouras de cana-de-açúcar, é preparado para não danificar a área plantada, se destacando pela grande performance ao proporcionar mais eficiência no tráfego de estradas irregulares, menor custo de manutenção, maior economia de combustível e mais segurança.

Também foram adquiridos pela Ouro Verde e locados para a Raízen, cavalos mecânicos Volvo FMX, cavalos mecânicos Scania G 540, além de implementos das marcas Facchini e
Fliegl.

“Esse investimento reforça o trabalho intenso da Raízen para o desenvolvimento e fomento de novas soluções e tecnologias nas mais diversas frentes de sua atuação. Com uma frota e equipamentos que nos entregue alta performance e tecnologia, teremos uma melhor otimização de recursos e maior eficiência na operação e custos como um todo, além de contar com parceiros estratégicos que nos apoiam dentro da nossa jornada”, afirma Henrique Nakamura, diretor de suprimentos da Raízen.

VM autônomo nacional quer aumentar produtividade no campo

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).