Para atender diversos nichos de mercados, a Mercedes-Benz criou o CTT (Centro de Customização de Caminhões) no Brasil em maio de 2015. Agora, sete anos depois, a fabricante chegou à marca de 10.000 caminhões customizados, cerca de 8.000 para o mercado interno e 2.000 exportados.
Alguns exemplos de customizações são: pacote robustez do Atego, kit de peças para implementação de 4.º eixo no Atego e no Axor, kit de peças para o Axor com direção autônoma da Grunner, Atego betoneira “Tara Leve” e Axor basculante 8×4. As modificações, a partir do modelo de série, são efetuadas na própria fábrica de São Bernardo do Campo (SP).
A equipe do CTT é formada por engenheiros, técnicos e operadores de produção com experiência em fabricação de protótipos, contando ainda com apoio do Centro de Customização da Daimler Truck na França.
“Nos primeiros sete anos do CTT, de 2015 a 2021, chegamos a 9.000 caminhões vendidos, dando uma média de 1.285 unidades por ano. Esse resultado mostrou a consolidação dessa solução para os nossos clientes, mesmo considerando os dois primeiros anos da pandemia, que afeta as demandas interna e externa”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Tanto é que em apenas cinco meses deste ano, até maio, já superamos 1.000 unidades, retomando um bom ritmo de vendas. Nossa expectativa é entregar 3.200 caminhões customizados em 2022”.
Customização com suporte de fábrica
A vantagem da modificação realizada pela própria Mercedes-Benz é a garantia de fábrica, suporte técnico, assistência técnica da rede de concessionários da marca e financiamento do Banco Mercedes-Benz.
Diversas customizações realizadas pelo CTT a partir de pedidos individuais de clientes são oferecidas ao mercado e algumas até se transformam em itens de série, o que é o caso, por exemplo, do Pacote Robustez originalmente criado para o Atego para severas aplicações fora de estrada. Esse kit foi disponibilizado como opcional, montado diretamente na linha de produção de caminhões.
Entre as customizações já disponíveis, destacam-se:
- Pacote robustez para Atego e Axor. Contempla o para-choque dianteiro tripartido, que permite ângulo de entrada maior, grade metálica de proteção do farol, nova posição da luz de seta, primeiro degrau da cabina em metal e nova posição do suporte para placa, visando facilidade de acesso ao engate do cambão.
- Kit de peças para customização do 4º eixo no Atego e no Axor.
- Kit de peças para o Axor com direção autônoma da Grunner. Oferecido nas versões 8×4 e 6×4, com várias capacidades de carga, a máquina inteligente Axor 3131 é o primeiro Mercedes-Benz com direção autônoma a ser utilizado numa operação diária regular no Brasil. Este modelo fora de estrada opera 24 horas por dia na colheita da cana-de-açúcar.
- Atego 2730 identificado como “Tara Leve” graças à redução de peso do caminhão. O modelo teve a customização com elementos mais compactos, como cabina curta, tanque de combustível de 120 litros, tanque de ARLA de 12 litros e caixa de bateria menor, entre outras otimizações, além de rodas de alumínio.
- Kit de peças para Axor basculante 8×4.
- Kit de peças para caminhões Accelo e Atego de coleta de resíduos.
- Ajustes de entreeixos específicos para Atego 3026 e 3030 8×2.
- Kit de peças para carro-forte sobre chassi 915 E que recebeu o primeiro ar-condicionado automotivo 100% elétrico do mundo com energia solar fotovoltaica.
- Unidade Móvel de Saúde do Axor “Amigos do Bem” do projeto #UnindoForças.
- Ajustes de tanques de combustível, visando flexibilidade de autonomia.
- Redução da tara do veículo conforme aplicação do cliente.
- Actros “Coração Estradeiro”: cor cinza Galcon fosca, adesivação personalizada, grade dianteira da cabina black piano com frisos cromados, defletor de teto, defletores laterais, geladeira de 25 litros, rodas de alumínio, pistola de ar em alumínio para limpeza interna da cabina, side skirt (saias laterais) Alliance e TV Alliance.
- Arocs 8×4 para mineração: caixa de proteção da chave geral com fechadura, indicador de torque das porcas das rodas, Giroflex com luz giratória, suporte da válvula de basculamento, limpador de para-brisa na posição vertical, proteção da tampa do tanque de combustível e do ARLA 32, horímetro adicional instalado na porta do motorista, preparação para instalação de câmeras de monitoramento e sensor de fadiga.