Com informações do jornalista Rutger Andersson, editor chefe da revista sueca Trailer e colega no ITOY (International Truck of the Year), confira o embate Scania x Volvo:

Scania 770 S V8 6x4 Highline Bulk na Europa
Scania 770 S V8 6×4 Highline Bulk Transport

As marcas suecas são ícones no segmento de caminhões pesados e sempre existirá o debate Scania x Volvo. Confira os dados do mercado no país sede das duas marcas.  

A Scania tornou-se líder de mercado na Suécia em 2020. De acordo com estatísticas publicadas por Bilsweden, 2.247 novos caminhões Scania ​​foram licenciados, cerca de 150 a mais do que a Volvo. Durante todo o ano, os dois fabricantes nacionais aumentaram suas participações de mercado para 45,3 (44,2 em 2019) e 42,2 (39,6) por cento, respectivamente.

Com uma participação de 7,6 (10,0) por cento, a Mercedes-Benz se tornou a maior marca de importada pelos suecos. Isto foi seguido por MAN com 2,6 (3,1), DAF 1,6 (2,1) e Iveco 0,1 (0,2) por cento.

Mercado sueco

Volvo Sueca
Volvo perde liderança na Suécia por apenas 150 unidades

Durante o último mês do ano, o mercado total diminuiu quase 20%, para 431 unidades. Se você olhar para o ano inteiro, ele diminuiu 25% para 4.959, em comparação com 6.652 em 2019, que foi um ano recorde na Suécia. Visto ao longo do tempo, 2020 ainda foi um ano decente quando se trata de novos caminhões pesados.

Entre 2016 a 2019 foram quatro anos de pico, quando o mercado total na Suécia oscilou em torno ou acima do nível de 6.000, mas antes disso tínhamos quatro anos quando pousou entre 4.300 e 4.900 caminhões pesados.

A previsão para 2021 é, nestes tempos, muito incerta. Mas se você olhar para a entrada de pedidos que vários fabricantes pesados ​​relataram durante o outono, uma previsão muito cautelosa será de cerca de 5.500.

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).