A Mercedes-Benz inaugurou nesta quarta-feira (10/09) a sua segunda loja para venda e compra de caminhões seminovos e usados de caminhões, furgões e vans, a SelecTrucks, marca própria para esse tipo de negócio. A nova localização fica na Rodovia Fernão Dias km 484, em Betim (MG). A primeira loja foi inaugurada há cerca de três anos em Mauá (SP).

Segundo o vice-presidente de marketing e vendas da Mercedes-Benz do Brasil, Roberto Leoncini, Minas Gerais é o segundo estado do país em comercialização de caminhões usados e Betim é a cidade onde estão localização os principais concorrentes. “Porém, nós da Mercedes somos os únicos que temos a vantagem competitiva de oferecer até 12 meses de garantia”, acrescenta o executiva.

O objetivo principal da SelecTrucks é facilitar a venda do caminhão zero quilômetro quando o cliente entregar um caminhão usado, mas também ser uma unidade de negócio lucrativa da Mercedes-Benz, marca do Grupo Daimler. Com o nome de TruckStore, este tipo de negócio já existe em 14 países nos continentes europeu, africano e sulamericano. Leoncini explica que somente no Brasil o nome mudou para para SelecTrucks porque o nome TruckStore já existia registrado.

Além de aceitar caminhões de todas as marcas, a SelecTrucks também compra caminhões usados para manter um estoque para vendas em suas lojas. Nos últimos três anos, a loja de Mauá comprou mais de 1 mil caminhões (de 13 mil avaliados) e ajudou a rede de concessionárias vender mais de 1.100 caminhões. No último mês de junho, Mauá vendeu 70 caminhões seminovos, o dobro da média dos últimos três anos. Em razão da crise, o mercado de seminovos e usados têm apresentado resultados bastante superiores ao de novos. Um terço dos clientes chegaram a SelecTrucks de Mauá por meio da internet e outro um terço meio meio de indicação de quem já conhecia a loja.

A expectativa da Mercedes-Benz com a loja de Betim é de que esta venda muito mais do que a de Mauá em razão da melhor localização, visibilidade e maior espaço. Segundo Leoncini, para um bom equilíbrio econômico, Betim precisa vender ao menos 600 caminhões por ano.

A próxima loja será aberta no Paraná, terceiro maior estado no emplacamento de caminhões usados e a Mercedes-Benz está em busca de instalações na região. Outro modelo de negócio que a empresa começará a testar, ainda este ano, é abertura de SelecTrucks em parceria com concessionárias. O teste será feito em Campinas, em parceria com a Sambaíba, e em Limeira, com a Pirasa.

COMO FUNCIONA
O cliente que quer comprar o caminhão novo entregando usado (não importa a quantidade) deve procurar qualquer concessionário que fará a intermediação com a SelecTrucks. A aceitação do usado dependerá de uma avaliação do veículo e de sua documentação e,  geralmente, a idade do usado aceito é de até 10 anos de uso para rodoviário e de cinco para fora de estrada.


Depois do usado aceito, é feita uma revisão completa no caminhão, inclusive os pneus são trocados por novos caso não estejam em bom estado. A venda é feita com garantia do trem de força e da documentação, inclusive são verificados se não há dependência trabalhista relacionadas ao veículo. O período de garantia é de 12 meses para caminhões rodoviários com até seis anos de uso,  e de seis meses para modelos fora de estrada. Para os caminhões acima de seis anos de uso é dada a garantia legal de três meses. A garantia é valida para caminhões de todas as marcas.

Nas lojas são comercializados também seguro, peças e acessórios da Alliance e produtos da grife da marca, como camisas, relógios e chaveiros.


CONSÓRCIO  
Outra novidade que anunciada é que a Mercedes-Benz começa a comercializar cotas de consórcio também com taxa de administração mensal de 0,12%. O Consórcio Mercedes-Benz é administrado pelo Consórcio Rodobens em parceria com a fabricante.  O consórcio é válido somente para caminhões com no máximo seis anos de uso. 

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).