A maioria dos clientes de caminhões leves e médios da VW preferem os novos modelos Delivery do que os da família antiga. Número de emplacamentos divulgados esta semana pela Fenabrave (entidade que representa as redes de concessionárias) comprovam isso. No mês de novembro foram emplacadas 951 unidades dos novos Delivery e apenas 66 do modelo antigo.

Modelo 13.180 foi o último da nova família a chegar ao mercado e já vende mais do que o VW 13.160 no mês de estreia. Foto: Divulgação VWCO

No acumulado do ano, já são 5.981 caminhões da nova família Delivery apresentada durante a última Fenatran e lançada no mercado no decorrer deste ano. O VW 13.180 6×2 foi o último modelo a chegar às concessionárias (em outubro).

Em função disso, a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VW) decidiu encerrar a produção do Delivery antigo. O mesmo ocorre com a família Work devido ao sucesso da versão Robust (conjunto de componentes) aplicados aos modelos da família Constellation para deixá-los mais robustos para aplicações severas.

Confira o desempenho de cada modelo da nova família Delivery:

Novos Delivery Análise
Express Modelo estreante da marca no segmento de comercial leve (camionete) e já acumula vendas de 1.104 unidades
4.150 Teve as vendas iniciadas em maio e acumula 20 unidades emplacadas. Tem potencial para atender clientes do antigo 5.150
6.160 Chegou à rede em fevereiro e acumula 646 emplacamentos. Ocupa uma faixa entre o 4.150 e o 9.170.
9.170 Chegou em janeiro com a missão de ocupar o lugar do 9.160 antigo. Acumula vendas de 1.817 unidades contra 192 do 9.160 no período de janeiro a novembro desde ano. Ele já é o segundo leve mais vendido. O Mercedes-Benz Accelo 1016 é o líder com pequena diferença, com 1.851 unidades emplacadas no mesmo período. 
11.180 Estreante na gama, este novo Delivery não veio com a missão de substituir nenhum modelo da linha antiga, mas de pegar a liderança do Ford Cargo 1119. Esta missão já foi cumprida. O VW 11.180 é líder com 2.282 unidades emplacadas, contra 1.142 do ex-líder. 
11.180 6×2 Lançado em outubro, este médio trucado veio para substituir o 13.160 6×2 e já compriu a missão no primeiro mês. Em novembro foram emplacadas 110 unidades do 13.180 contra 13 do 13.160.

 

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).