Muitas empresas têm preferido frota própria para garantir a eficiência exigida no modelo de negócio. A Pernambucanas é mais uma delas. Com 460 lojas, a varejista anunciou que parte do processo de abastecimento das lojas será efetuado por frota própria, pois a empresa quer ter certeza da pontualidade em toda a operação logística. Ela comunicou também que já terá 25% da frota com veículos elétricos. Mais ao final, leia sobre a Ouro Verde. 

A Pernambucanas acredita que, assim, vão poder reduzir custos com frete, criar empregos e ajudar na redução das emissões de CO₂.

Desde março, a frota de 36 caminhões atende a demanda de mais de 100 cidades de São Paulo, além de outras fora do estado, tendo como ponto de partida o Centro de Distribuição da Pernambucanas, localizado em Araçariguama (SP).  

“A iniciativa fortalece a autonomia da companhia possibilitando a tomada de decisão de forma rápida e simples. Vem ao encontro do nosso aperfeiçoamento do e-commerce, especialmente com uma demanda maior, além de ter um processo de entrega melhor e mais agilizado”, afirma Sergio Borriello, CEO da Pernambucanas.

Ouro Verde

A Ouro Verde, especializada na gestão e terceirização de frotas, investirá R$ 100 milhões na aquisição de caminhões movidos a energia limpa em 2022. Desse total, R$ 50 milhões serão direcionados exclusivamente a 100 modelos elétricos.

A iniciativa faz parte da agenda ESG da companhia. As primeiras entregas ocorreram em abril, com oito caminhões elétricos e outros 20 veículos movidos a GNV. Além de reduzirem a emissão de gases de efeito estufa, os modelos proporcionam a otimização de custos com combustíveis e manutenção no longo prazo.

“Apostamos em um modelo de negócio sustentável e trabalhamos ativamente para elevar o patamar da nossa atuação, contribuindo para a construção de uma sociedade ambientalmente mais responsável”, destaca Cláudio Zattar, presidente da empresa. 

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).