Volkswagen inicia produção de caminhões e ônibus na Argentina

191

A Volkswagen Caminhões e Ônibus iniciou nesta terça-feira (14 de maio) a produção de caminhões e ônibus na Argentina. A operação será em parceria com a Volkswagem Group Argentina.

Segundo a montadora, serão fabricados cinco modelos em uma linha de montagem exclusiva construída no Centro Industrial do grupo, em Córdoba.

O início de produção no país vizinho é parte do projeto de internacionalização da companhia, que  conta também com unidades no México, África do Sul e Filipinas.

VWCO conta uma rede de 12 concessionários e 17 pontos de vendas na Argentina

A VWCO conta atualmente com uma rede de 12 concessionários e 17 pontos de venda que prestam atendimento em todo o território argentino.

“Hoje demos mais um importante passo na expansão da presença global de nossa marca: queremos replicar na Argentina a fórmula de sucesso que nos tornou líderes brasileiros em vendas de caminhões”, diz Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

O executivo lembrou que ao longo dos últimos anos a VWCO lançou produtos sob medida para o transportador argentino e conta com uma rede de concessionários profissional e comprometida.

“Faltava estabelecer uma produção local, e a nova parceria com a Volkswagen Group Argentina nos permitirá acelerar rumo ao primeiro lugar do mercado, com benefícios às operações dos dois países”, complementa.

Projeção inicial é de produzir 800 unidades neste ano

A projeção da VWCO é atingir esse ano a produção de 800 unidades dos modelos Delivery 9.170 e 11.180; Constellation 17.280 nas versões rígida e cavalo mecânico e o Volksbus 15.190CD. 

O objetivo é acelerar as vendas e conquistar a liderança do mercado argentino. A linha de montagem está instalada no Centro Industrial de Córdoba.

De acordo com a VWCO, a produção em fase piloto na Argentina teve início ano passado para homologação dos veículos no país. A partir de agora todos os cinco modelos estão liberados para produção e comercialização no mercado argentino.

Para Marcellus Puig, presidente e CEO da Volkswagen Group Argentina, a produção na Argentina é resultado do profissionalismo e excelente trabalho em equipe dos colaboradores da companhia.  O executivo destacou também o apoio e interação da equipe da VW Caminhões e Ônibus do Brasil.

“Estamos orgulhosos de ver o êxito do nosso projeto de produção nacional de caminhões e ônibus no Centro Industrial de Córdoba. Esta colaboração entre Argentina e Brasil demonstra nosso foco em fortalecer a indústria automotiva regional e consolidar a nossa presença nos mercados”, afirma.

A VWCO atua na Argentina há mais de 25 anos, país que já representou o principal destino internacional dos veículos da marca produzidos no Brasil. Por fim, o Grupo Volkswagen tem o maior volume de investimentos nos últimos dez anos na Argentina.