Um dos meio que a Volvo dispõe para avaliar os seus profissionais de pós-venda é por meio do VISTA (Volvo International Service Training Award), maior competição de pós-venda da indústria fabricante de veículos comerciais, que envolve em torno de 140 profissionais da marca de mais de 100 países.
Por meio do VISTA, o profissional coloca em prática tudo aquilo que aprendeu e desenvolveu dentro da concessionária. “Ou seja, uma continuidade de todas as ações que temos promovido”, ressalta Karen Wasman, gerente do CDC de caminhões e ônibus. A competição também tem como objetivo promover a qualificação, o trabalho em equipe e o reconhecimento dos técnicos e dos profissionais que envolvem a pós-venda.
Os mecânicos participam de provas para resolver problemas teóricos e práticos e reparar eventuais defeitos que ocorrem nos veículos. E funcionários das áreas administrativa e de peças também fazem parte da disputa, até para ajudar as equipes na solução dos problemas.
Esta edição o lema “Sem Atalhos para o Sucesso” faz uma referência à importância da qualidade e do planejamento que é executado nas concessionárias da marca. Na América Latina, cinco equipes vão participar da etapa final do VISTA. Três equipes do Brasil, uma do Peru e uma do Uruguai, venceram as semifinais, em Curitiba, que aconteceu nos dias 5 e 6 de abril. A final será em Gotemburo, na Suécia, na primeira semana de junho. Trinta e duas equipes de todo o mundo participam da última fase.
As equipes vencedoras foram “VTT”, da Dipesul; “Suicide Squad” da Auto Sueco SP; “TEC-Invista” da Suécia; “Suécia Próxima Parada”, do Peru; e “La Celeste” do Uruguai. A disputa foi acirrada. Ao todo, participaram da semifinal 29 equipes: 15 do Brasil e 14 de outros nove países da América Latina. Antes das provas práticas, eles passaram por três etapas teóricas, realizadas entre setembro de 2015 e fevereiro de 2016.
“O VISTA é uma parte importante de nosso esforço para atingir a mais alta qualidade em serviços em todos os mercados onde estamos presentes”, observa Carlos Pacheco, diretor de desenvolvimento de concessionárias do Grupo Volvo América Latina.