O caminhão elétrico BYD ETM6 foi apresentado pela fabricante chinesa na feira Cargo Truck & Van Expo realizada em Atenas, na Grécia, no início deste mês de outubro. Livre de emissões, o BYD ETM6 também é silencioso, permitindo uma distribuição noturna discreta em áreas urbanas. Ele oferece autonomia de até 200 km com carga completa, e pode ser carregado rapidamente em apenas uma hora usando um carregador CCS2 de 120kW com porta CCS2.

O BYD ETM6, mostrado na feira, conta com uma tela de 10,1 polegadas com LEDs sensíveis ao toque. Outras características incluem um volante multifuncional, direção assistida elétrica, alavanca de impulso para ligar, freio elétrico de estacionamento e botão de mudança de marcha.

Na parte de segurança, o caminhão BYD vem com um Sistema Avançado de Assistência ao Motorista (ADAS) que inclui Aviso de Partida da Pista, Aviso de Colisão Frontal, Visão Omni-direcional (360 graus) e Controle de Cruzamento Adaptativo.

Ainda na feira

Outro modelo apresentado, foi o furgão 100% elétrico BYD ETP3 alimentado por uma combinação da bateria BYD de longa duração de 44,9kWh e um motor elétrico de 35kW nominal. O trem de força oferece uma potência máxima de 100kW e 180Nm de torque, com uma velocidade máxima de 100 km/h. O BYD ETP3 tem autonomia de 275 km (Cidade) ou 233 km (Combinado) e pode ser carregado de 20% a 100% em apenas 30 minutos com uma unidade de carga de 50kW DC. O carregamento das cargas é feito através de duas portas deslizantes na lateral, ou da tradicional porta traseira. Um piso antiderrapante e resistente ao desgaste, juntamente com protetores laterais, ajuda a proteger a carga enquanto em trânsito.

Assista também o vídeo sobre o micro-ônibus autônomo e elétrico que a ZF vai apresentar na Europa:

 

REVISTA ONLINE insta face 002
Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).