Apresentado na Fenatran, no ano passado, o VW Delivery 11.180 4×4 foi lançado comercialmente e está disponível em toda rede de concessionárias da Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO).

VW Delivery 11.180 4x4
VW Delivery 11.180 4×4

O VW Delivery 4×4 é também o único caminhão com tração integral de fábrica vendido no Brasil na categoria de caminhão médio até a de pesados fora de estrada. Para o segmento de médios, a Agrale oferece o Marruá AM300 com Peso Bruto Total (PBT) de 6.000 kg, CMT (Capacidade Máxima de Tração) de 9.000 kg e carga líquida de 3.165 kg. Apesar da aparência de uma picape, pela legislação, ele é um caminhão da categoria de leves —todos os veículos de carga com PBT igual ou acima de 6.000 kg até 9.999 kg.

Com PBT de 10.700 kg e carga líquida de 6.930 kg, o VW Delivery 11.180 é um caminhão médio — todos os veículos de carga com PBT igual e acima de 10.000 kg até 14.999 kg.
 
“A VWCO está sempre atenta às demandas do transportador nacional, o que nos permite apresentar soluções sob medida aos nossos clientes. O Delivery 11.180 4×4 é um grande exemplo disso. Trata-se de um veículo que não tem concorrentes diretos no mercado de caminhões e que oferece muito mais robustez e capacidade de carga que as picapes que atualmente realizam operações para as quais desenvolvemos este novo produto. Seja no asfalto ou fora dele, garantimos a melhor performance”, afirma Roberto Cortes, presidente da empresa.
 
O projeto do eixo de tração dianteiro do Delivery 11.180 4×4 foi desenvolvido com exclusividade para a marca, em uma parceria com a Dana. A tração 4×4 se dá por meio do uso de uma caixa de transferência Marmon Herrington com dupla velocidade, o que confere ao veículo um desempenho otimizado em qualquer aclive.

O preço do VW Delivery 11.180 4×4 custa R$ 270 mil e, segundo a Fipe, a versão 4×2 custa R$ 218.705. 

Os segmentos do agronegócio e distribuição de energia elétrica, além de entrega de mercadorias no campo, sempre tiveram dificuldade para comprar caminhões com tração integral no Brasil, principalmente, após a saída da Ford F-4000 4×4 do mercado. Tanto que o restante das unidades que havia sido produzido pela Ford Caminhões, quando foi anunciado o fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo (SP) foi vendido rapidamente e até com preço acima da tabela sugerida pela fabricante.

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).