Aplicativo de smartphone para substituir as chaves de caminhões de frotas é a novidade que a Bosch vai apresentar no Salão de Hannover, na Alemanha, a partir de 20 de setembro. O objetivo é facilitar a administração das transportadoras e acabar com o extravio de chaves.

A chave digital vai pode destravar e trancar portas, e ligar e desligar o motor. A ação poderá ser feita pelo motorista de forma remota pela transportadora.

Como funcionará

“Nosso aplicativo Perfectly Keyless faz das chaves convencionais dos veículos algo do passado”, afirma Harald Kröger, presidente da divisão de eletrônicos da Bosch. Segundo a companhia alemã, a solução serve para qualquer tipo de veículo, mas grandes frotistas são os clientes com maior potencial de aproveitamento da tecnologia.

As chaves dos caminhões de uma frota vão ficar digitalizadas no aplicativo. Assim que a rota é definida, a transportadora libera um código de chave do caminhão no celular do motorista. Ao aproximar do veículo, o smartphone é reconhecido por sensores do computador de bordo e as portas são destravadas. Os sensores também reconhecem quando o motorista senta à frente do volante para liberar o botão de partida do motor. Ao fim da jornada, quando o caminhoneiro deixa o veículo, as portas são travadas automaticamente.  

Leia mais:

Os 5 níveis dos caminhões autônomos

Mercedes-Benz se posiciona sobre caminhões elétricos

Os caminhões e utiliários com maior valor de revenda

 

 

Compartilhar
Editor da revista e site Transporte Mundial desde fevereiro de 2002. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia, de Belo Horizonte (MG).