CargoConnect 2
Protótipo Ford Connect apresentado na Fenatran 2017. Foto: Ford Caminhões

A Ford Caminhões definiu a data para dar início a comercialização do pacote de conectividade Ford Connect. São diversas tecnologias que vão ajudar na administração do caminhão e na segurança. No caso das tecnolgias de veículos semiautônomos, elas já bastante difundidas nos caminhões europeus e norte-americanos e, no Brasil, restritas aos modelos extrapesados premium das marcas Mercedes-Benz, Volvo e Scania. O mérito da Ford em sua iniciativa será torná-las acessíveis aos caminhões de outros segmentos.

O protótipo Ford Connect foi apresentado durante a Fenatran 2017 em um Cargo 2429 8×2 Torqshift.

oswaldo ramos txt 620x467
Oswaldo Ramos, diretor de vendas e marketing da Ford Caminhões

Segundo Oswaldo Ramos, diretor nacional de vendas e marketing da Ford Caminhões, as vendas do Ford Connect começam a partir de outubro deste ano. Os sistemas poderão ser aplicados para qualquer modelo da marca a partir dos médios fabricados em 2015 em diante.

Lançamentos por etapas 

Em outubro, o Ford Connect vai dispor da central multimídia de 7” sensível ao toque com conexão aos smartphones pelos aplicativos Android Auto e CarPlay. Esses sistemas permitem algumas funções do celular, como Google Maps, Waze, aplicativos de música e telefone, inclusive, por comandos de voz. Segundo o executivo, 90% dos motoristas que possuem smartphone, possuem celular com Android. A central também dará acesso ao aplicativo de busca de cargas TruckPad.

O pacote inclui o serviço de rastreamento e telemetria Fordtrac, com funções de produtividade e segurança, como acompanhamento on-line em tempo integral do veículo por uma equipe dedicada. Outro item é o contrato de manutenção por km rodado que inclui manutenção preventiva, troca de peças de desgaste e manutenção corretiva do caminhão.

Mais segurança

Já as tecnologias de veículos semiautônomas, como frenagem de emergência automática, monitoramento de ponto cego por câmeras de 360 graus, assistente de permanência em faixa de rodagem, alerta de fadiga, gerencialmente inteligente de carga, sistema de leitura de placas de trânsito, ajuste automático de torque e potência, sistema de diagnóstico preventivo e aplicativo que mede o desempenho do motorista, serão lançadas aos poucos a partir de 2019. Essas tecnologias estão sendo desenvolvido com os fornecedores Bosch, Autotrac, Cummins e Eaton.

 

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).