A Iveco passou a vender a gama Vertis – de caminhões que atuam nas categorias leve e médio – apenas por encomenda, via rede de concessionárias.

Vertis Iveco detalhe
Iveco passa a vender o Vertis por encomenda através da rede – Foto Divulgação/Iveco

Segundo Ricardo Barion, diretor de marketing da Iveco para a América Latina, a decisão foi tomada devido à concorrência de preços nesse segmento, aliado ao número de componentes importados que fazem parte do modelo.

“Em breve devemos ter uma solução definitiva para este importante segmento do mercado”, ressalta o executivo. Ele ainda acrescenta que pela importância e tamanho do mercado, a marca deve apresentar um novo produto em breve. Mas por enquanto, para cobrir o espaço deixado pelo Vertis, que possuía versões de 9 t e 13 t, a Iveco dispõe do Daily 70C17 de 7 t, e o Tector 150E21 Economy, de 15 t de PBT.

Iveco Vertis Interna
O modelo de 9 t tem uma cabine adequada para atender às operações urbanas – Foto: Divulgação/Iveco

Trajetória
Lançado em 2010, os caminhões da gama chegaram para atender às demandas de 9 e 13 t, leves e médios, segmentos em que a Iveco até então não possuía representantes; a não ser na gama leve com a família Daily cuja capacidade de carga é inferior.

O Vertis foi um projeto de R$ 55 milhões e na época de seu lançamento, juntos, o Vertis 90V16 e o 130V18 estreariam num segmento que representava cerca de 20% das vendas de caminhões no Brasil.

Em 2013, com a introdução da Euro 5, os caminhões foram reformulados, ganharam mais potência e torque, e ficaram mais limpos, com intuito de atender à norma de emissão P7, equivalente à Euro 5, que entrou em vigor naquele ano. Com isso, a gama Vertis ganhou o sobrenome HD, completando a linha Euro Ecoline da Iveco.

Iveco Vertis Volante
O Vertis dispõe de conforto nas duas versões

A versão de 9 t 90V18 HD recebeu 10% a mais de potência e 7,6% de torque, o que em números se traduziu em 177 cv de potência e torque 52,4 mkgf a 1 250 rpm.

A versão 130V19 HD ganhou motorização de 182 cv de potência e 65,6 mkgf de torque a 1 300 rpm. Ambos são equipados com motor FPT NEF 4, de 4 cilindros em linha.

Importante ressaltar que do lançamento da primeira versão, em 2010, aos dias atuais, a Iveco já comercializou 5 294 unidades entre a versão de 9 t e 13 t.