Sprinter ganha série comemorativa de 20 anos; vendas só na Fenatran

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Para comemorar os 20 anos da presença da Sprinter no Brasil, a Mercedes-Benz apresenta uma série especial e super exclusiva – já que vai contemplar apenas 20 clientes entre as versões van, furgão e chassi. A linha estará disponível para venda apenas na Fenatran 2017.

A gama que é composta pelos modelos 313 CDI Street (PBT de 3.500 kg), 415 CDI (PBT de 3.880 kg) e 515 CDI (PBT de 5.000 kg) dispõe de três opções de entre-eixos: 3.250 mm, 4.325mm e 4.325mm.

A novidade da série comemorativa tem como destaque o visual e a ampla lista de itens de série, que na linha convencional esses itens são opcionais.

O lado de fora recebeu um desenho diferenciado começando pela grade frontal cromada, destacando a estrela de três pontas ao centro. O para-choque, retrovisores e protetores laterais receberam a mesma cor do veículo. A cereja do bolo vai para o adesivo alusivo aos 20 anos da Sprinter no Brasil.

A bordo a segurança é o destaque devido ao ESP Adaptativo 9i e ao Assistente de Ventos Laterais – Crosswind Assist.

O programa eletrônico de controle da estabilidade ESP Adaptativo 9i reduz significantemente os riscos de acidentes, mesmo em situações críticas, além de garantir maior domínio e estabilidade do veículo. E por integrar com outras nove funções do veículo como o ABS (sistema antibloqueio de freios), ASR (sistema de controle de tração), EBD (distribuição de força de frenagem) e LAC (controle de carga adaptativo), o sistema tem capacidade de tomar a ação necessária de segurança, caso perceba a não interação do condutor.

Andamos na versão furgão em pista fechada no Parque Olímpico, na cidade do Rio de Janeiro. O modelo, exclusivo para testes de segurança, estava carregado com três galões de água que pesavam cerca de 500 kg juntos com capacidade para acomodar três passageiros, mais o condutor.

No primeiro trecho, o ESP foi desabilitado para que fosse possível perceber o quanto o carro fica instável numa curva sem o equipamento. Na segunda volta, já com o ESP Adaptativo 9i habilitado, o piloto foi ainda mais agressivo ao fazer uma curva na velocidade de 50 km/h. O veículo saiu do chão, porém muito mais estável em relação à primeira volta e também graças à ação do condutor que freou o veículo de imediato.

No terceiro trecho, a 60 km/h e sem a intervenção do motorista, porém com o ESP acionado a reação de frenagem do veículo através do sistema foi bem mais rápida em relação ao condutor. Isso graças ao EBD que ajusta a força de frenagem nas rodas do veículo em situações críticas.

Completa os itens de segurança ligados aos ESP Adaptativo 9i o servofreio de emergência ou BAS, que reconhece a velocidade de acionamento do pedal de freio e reduz a distância de frenagem, com atuação das luzes adaptativas; o controle de rolagem ou ROM detecta a tendência de derrapamento durante manobras de baixa velocidade e alta aceleração lateral e aciona o ESP de maneira a evitar capotamentos. O sistema de interação de movimento de rolagem ou RMI que detecta a tendência de capotamento durante manobras evasivas em alta velocidade com alta aceleração lateral e aciona o ESP de maneira a evitar capotamentos.

Também faz parte do pacote segurança do veículo equipado com ESP o sistema de pré-carga eletrônica de freio ou EBP, sistema sensível à retirada brusca do pé do acelerador. Ele entende esta ação como potencial risco e aproxima, automaticamente, as pastilhas ao disco de freio e, em caso de acionamento efetivo do pedal de freio, o tempo de início de frenagem é reduzido em função da prévia aproximação das pastilhas e discos de freio.

E, por fim, o sistema de limpeza dos discos de freio ou BDW, que em situações de chuva, com o limpador de para-brisas acionado, aproxima, em intervalos regulares, a pastilha ao disco e promove a limpeza do filme de água que se forma sobre o disco de freio. Caso o freio seja acionado, a força de frenagem é imediatamente aplicada sobre os discos de freio de maneira efetiva, devido à prévia eliminação da camada de água.

Ainda está no pacote de itens de série os faróis de neblina com assistente direcional integrado, assistente de partida em rampa,alarme anti-furto, luzes de circulação diurna, freios a disco em todas as rodas e discos frontais autoventilados, além do sensor de desgaste de pastilha de freio (rodas dianteiras). Câmera de ré, volante escamoteável e multifuncional capaz de acessar o computador de bordo e o rádio por meio do Bluetooth contemplam o pacote.

Os preços

A versão chassi cabine custará R$ 127 mil, o furgão Street 313 será vendido ao preço de R$ 137 mil, e a van de 15 lugares R$ 186 mil e de 20 lugares R$ 208 mil.

Para toda a gama

A Mercedes-Benz também destacou durante a apresentação de sua série comemorativa, uma ferramenta que pode auxiliar o cliente de Sprinter com relação ao custo total de operação, o chamado TCO (sigla em inglês). Através dele é possível simular o custo e os possíveis ganhos, conforme as condições de cada operação.

Disponível para toda linha, essa ferramenta está disponível em toda a rede vans centers que possui sete pontos pelo país, sendo uma em São Paulo, três no Rio de Janeiro, duas em Minas Gerais e uma no Paraná.

Uma grande venda

A marca da estrela também comemorou a venda de 800 furgões para transformação em UTI móvel para atendimento no SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) do Ministério da Saúde. O primeiro lote de 220 ambulâncias será entregue em setembro. Essas ambulâncias serão distribuídas para cidades de várias regiões do país.