Os benefícios dos caminhões com câmbio automatizado já são comprovados e a marca que não oferecer a opção corre o risco de ficar fora da escolha dos frotistas. Graças à eletrônica embarcada nos motores, caixa de marchas, sistemas de freios etc., o gerenciamento inteligente por meio de softwares faz com o que o caminhão busque a melhor performance entre economia de combustível e desempenho.

IVECO 0467 Tector Auto Shift

Além disso, protege todo o trem de força de erros cometidos pelo motorista, seja por falta de experiência, distração, cansaço etc., além de aumentar a segurança. O câmbio automatizado também auxilia o transportador na hora de contratar motoristas, pois pode focar o treinamento deles em questões mais importantes do que o de passar as marchas corretamente.

Depois dos câmbios automatizados fazerem parte de praticamente 100% da produção dos caminhões pesados, agora começa a crescer entre os semipesados, pelo menos, nas versões mais sofisticadas em motorização. Para que o leitor possa conhecer um pouco mais das opções do mercado, apresentamos aqui as principais características dos concorrentes do Iveco Tector Auto-Shift pela ordem em que foram lançados.

5Scania P Opticruise

Anterior