De forma objetiva, conheça as principais novidades apresentadas na LatBus 2021, principal feira da América Latina, realizada este ano de forma virtual por causa da pandemia.

Iveco Bus

A marca italiana apresentou o chassi para micro-ônibus 10-190 com PBT de 10,5 toneladas. O modelo conta com motor FPT de 190 cv, 610 Nm de torque, tanque de combustível de 150 litros e 27 litros para Arla. Com entre-eixos entre 4.500 mm e 4.800 mm, o novo Iveco Bus conta com opções de encarroçamento pela maioria das fabricantes brasileiras.

Mercedes-Benz

A fabricante da estrela reforçou os recentes lançamentos, como o ônibus elétrico eO500U (leia sobre neste link). A Mercedes-Benz Vans também participa da feira para reforçar o portfólio da linha Sprinter para o transporte de passageiros. 

Scania

Sem lançamentos para a LatBus 2021, a Scania reforça o portfólio atual e o compromisso de desenvolver soluções com combustíveis mais limpos, com o ônibus movido a gás. 

VWCO

As novidade da Volkswagen Caminhões e Ônibus são os modelos 15.190 ODS e 22.280 ODS com suspensão pneumática. Conhecida também como suspensão a ar, a tecnologia proporciona maior conforto aos passageiros, bem como a redução de custos com manutenção, já que os bolsões demandam menor tempo para o reparo e amortecem as irregularidades da pavimentação, preservando a integridade da carroceria por mais tempo.

Volvo

A novidade da sueca não foi em produtos, mas em serviços financeiros. Da mesma forma que já ocorre com automóveis. Os serviços por assinatura são uma tendência que cresce por oferecer diversas vantagens, como não ser necessário um investimento inicial e eliminar preocupações com emplacamento, seguro e manutenção. No entanto, as vantagens somente são confirmadas se o valor da assinatura mensal acumulado no valor do contrato, somado com a remuneração deste capital, for menor ou igual ao TCO (Total Custo de Operação) da opção de comprar o veículo. Vale lembrar que, recentemente, a Volvo lançou os modelos B420R+ e B450+ (veja artigo neste site).

Conteúdo sendo atualizado

Iveco Bus 10-190
Chassi eO500U
Mercedes-Benz eO500U
Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).