A campanha digital de lançamento dos novos caminhões Volvo FH e FMX virou case de sucesso mundial e recebeu 20 Leões e dois Grand Prix (Filme e Cyber) no Festival de Cannes 2014, o maior evento de propaganda do mundo.
Idealizada pela agência Forsman & Bodenfors, a série de vídeos de marketing viral denominada Live Test Series atingiu milhares de visualizações na rede social YouTube. A ação, que visava demonstrar as qualidades dos novos caminhões, considerada pela Volvo como o seu maior lançamento da história, teve o astro do cinema de ação, Van Damme, como protagonista de um dos vídeos (Epic Split) que, aliás, foi o mais visualizado: 76 milhões de acessos e oito milhões de compartilhamento.
Os responsáveis por toda ação, o vice-presidente mundial de marketing da Volvo, Lars Terling, o sócio e diretor de conta da Forsman & Bodenfors, Olle Victorin, e o diretor de planejamento da agência, estiveram esta semana no Brasil e hoje (14/11) participaram de um café da manhã com alguns jornalistas do setor de transportes para contar um pouco dos bastidores da ação. Eles também deram uma palestra para estudantes de marketing da escola ESPM.
Segundo Olle Victorin, a primeria vez que foram convidados pela Volvo para fazer a campanha (que incluiu outros canais, como revistas etc), a resposta foi não, pois não entendiam nada de caminhão. Mas, em um segundo encontro, tomando conhecimento que não se tratava de mais um lançamento, mas sim, de um lançamento muito especial e, por isso, precisa de um marketing do seu nível, a resposta foi sim. Para colocar o projeto em prática, a equipada da agência foi a campo conhecer o mercado de caminhões e a vida de caminhoneiros.
Segundo o publicitário, o objetivo não foi só mostrar as qualidades dos novos caminhões, mas valorizar também a profissão de caminhoneiro. Com os virais, muitas pessoas que não tem interesse por caminhão ou transporte, assistiram os vídeos e puderam formar a opinião que ser caminhoneiro pode ser uma coisa bem legal.
Isso, realmente, a vida dentro de um dos novos caminhões FH pode ser bastante interessante, até mesmo do que a vida de um executivo dentro de um automóvel de luxo. Os vídeos mais interessantes foram postados no site da Transporte Mundial e a série completa pode ser vista no canal da Volvo na rede social.