08 iveco newdaily cab tipper jpg

A Iveco lançou hoje (4 de abril) em Turim, na Itália, a nova geração da Daily nos segmentos furgão, chassi cabine e van de passageiros. Ela chega atendendo as novas tendências de digitalização, automação e serviços conectados. Confira as principais novidades:

Frenagem autônoma

Entre as novas tecnologias, já conhecida entre os caminhões pesados premium e automóveis de luxo, está o sistema de frenagem autônoma de emergência e o City Brake PRO que previne colisões em velocidades abaixo de 50 km/h. Para evitar uma colisão, o novo Daily freia sozinho independe do motorista, que pode estar distraído ou não percebeu que estava em uma situação de quase acidente. O sistema funciona, inclusive, em velocidade muito baixo, como 5 km/h, evitando aquelas batidas com pequeno dano material, mas que gera perda de tempo.

Piloto automático adaptativo

10

Outro sistema é o piloto automático adaptativo com o Queue Assist. Essas tecnologias são inéditas na categoria do Daily. Após o motorista acionar o piloto automático com uma distância pré-determinado do veículo à frente, radares controlam a velocidade do Daily, freando e acelerando sozinho para manter a distância de segurança. Isso ajuda a evitar o estresse de acelerar e frear gerado no motorista em trânsito intenso.

Controle lateral

Furgões e vans, devido ao formado da carroceria, sobrem muito influência de ventos laterais. O Crosswind Assist, sistema já oferecido pela Mercedes-Benz nas linhas Sprinter e Vito, ajuda a manter o veículo estável em caso de vendo lateral. Ele usa os sistemas de controle de estabilidade e ABS para manter o veículo estável.

Freio de estacionamento

Outra novidade em furgão é o freio de estacionamento eletrônico. Ele é acionado automaticamente quando o motorista estaciona e desliga sozinho quando o acelerador é acionado.

Faróis de LED

Segundo a Iveco, os novos conjuntos de faróis de LED melhoram a luminosidade em 15%.

Direção

12 iveco newdaily minibus jpg

O sistema de direção passa a contar com o “Modo Cidade”. Trata-se de uma assistência que reduz o esforço exercito pelo motorista em 70%. Sistema similar, a Fiat já oferecia no Brasil no início dos anos 2000, no modelo Stilo.

Controle de tração

Assistentes de descida, subida e de tração em pisos escorregadios, geralmente encontrados em picapes e SUV de luxo, passam a fazer parte do pacote tecnológico do novo Daily.

Conectividade

Com a colaboração da Microsoft, o sistema de conectividade lembra muito o que hoje é oferecido no Brasil pela Scania. Todos os dados sobre o uso dos veículos são captados via hardware, software e redes de telecomunicação, e guardados na nuvem (antigamente chamado de servidor). As informações são utilizadas para agendamento de manutenções preventivas. Isso pode significar economia, pois se o Daily for usado de forma correta e não tiver um uso muito intenso, as revisões e trocas de óleo podem ser adiadas. No caso contrário, antecipadas para evitar uma parada inesperada.

Em breve, mais informações sobre a nova família Daily.

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).