Dados de emplacamentos do Denatran mostram que a Ford Transit teve o maior crescimento de vendas de vans em pouco tempo no Brasil. Na versão Minibus de passageiros, chegou a 24,4% das vendas em dezembro e fechou o ano com 13,3%. A Transit Furgão, lançada em abril, também evoluiu e conquistou uma participação de mais de 27% em dezembro, que lhe deu a vice-liderança da categoria, à frente de tradicionais concorrentes, ficando com 7,1% no ano.

“A Transit recebe uma ótima aceitação de diferentes perfis de clientes, tanto de grandes frotistas como de pequenos empreendedores, que se reflete no seu crescimento de participação nas vendas”, diz Guillermo Lastra, gerente de Veículos Comerciais da Ford América do Sul. “Este ano, com a chegada dos novos modelos, a nossa expectativa é aumentar a presença da linha no mercado, atendendo grandes subsegmentos nos quais não atuamos hoje.”

Segundo a Fenabrave (entidade que representa as redes de concessionárias), em 2022, foram emplacadas 2.065 Transit, número que não a coloca como líder em relação aos modelos tradicionais. Em breve, vamos atualizar os dados de 2021, pois a Fenabrave não tem no relatório público dela. 

Lançamento da E-Transit

Em em tempo, este ano, a linha Transit será ampliada com novas versões: a Automática, a Chassi e a E-Transit 100% elétrica. A Transit Automática, pioneira no segmento com esse tipo de transmissão, trará uma tecnologia que permite extrair a máxima eficiência do motor, com grande durabilidade e menor custo de operação. Já a Transit Chassi chega no segundo semestre de 2023 para atender um segmento que representa aproximadamente 35% do mercado de vans.

 Assim como foi feito nos Estados Unidos e na Europa, a E-Transit 100% elétrica começou a ser introduzida no Brasil em um programa com grandes frotistas para entender o seu tipo de uso, rotas, necessidades e padrões de recarga, de modo a oferecer a melhor opção de negócio. A van elétrica será oferecida inicialmente no modelo furgão, com bateria de íons de lítio de 68 quilowatts e autonomia máxima de 317 km (método WLTP). 

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).