Como era esperado, a DAF lança no Brasil a nova geração do modelo CF e com muitas novidades. Vamos, de forma objetiva, mostrar as principais novidades:

Modelos – Novo CF chega para atender os segmentos cavalo mecânico 4×2, 6×2, fora de estrada e, como estreia no segmento de chassi rígido, um 8×2.
Cabines – Similar a linha XF, a CF conta com duas opções: Sleeper e Space, com altura de 2,23 m.
CF rígido – O rígido 8×2 será está configurado com o motor MX11 de 410 cv, a maior potência no segmento, considerando produtos em linha de produção. Customizado, Volvo e Scania oferecem potências maiores, porém, 410 cv já é muita potência para um rígido 8×2. A transmissão é a ZF TraXon de 12 velocidades. O PBT técnico do CF 8×2 é de 45 toneladas, lembrando que esta capacidade é proibida por lei em vias públicas, já que a Lei da Balança limita o PBT de um 8×2 é 29 toneladas. A vantagem de ter um caminhão com capacidade maior é poder ter maior capacidade em ambientes privados e também uma mostra de maior robustez.
Cavalos mecânicos rodoviários – Serão apenas nas configurações de eixos 4×2 e 6×2, com as cabines Sleeper ou Space. Os clientes de composições com dois semirreboques terão que optar pela linha XF que conta com 6×4. O motor também, antes MX13, agora é o MX11 de 410 cv ou 450 cv.
Início das vendas – Os caminhões vão chegar às concessionárias em maio. Por isso, a empresa inda não relevou os novos preços.
Motor MX11 – Outra novidade é o motor Paccar MX11, de 10,8 litros, o que será o maior diferencial da linha CF rodoviária para a XF, que conta com o MX13. O grande destaque do MX11 que, na potência de 410 cv, entrega os 2.100 Nm de torque a partir de 900 rpm, uma qualidade que favorece a redução de consumo.
Fora de estrada – A linha fora de estrada contará com o mesmo motor do XF, o MX13.
Expectativas de vendas – Projeta crescimento de 65% de crescimento em 2021 em relação a 2020. No entanto, a pandemia tem prejudicado muito o fornecimento de componentes e transporte deles, não só no Brasil, mas no mundo todo.
Frota atual – A quantidade de caminhões da marca DAF já ultrapassou a 12 mil unidades no Brasil.
TRANSPORTE MUNDIAL EDIÇÃO 193 – IMPRESSA OU DIGITAL NO CELULAR, TABLET OU COMPUTADOR
Sabia que a mesma versão da revista TRANSPORTE MUNDIAL impressa pode ser lida por meio de assinatura nas bancas digitais Revistarias e GoRead? É possível também acessar edições anteriores. Além da nossa revista, você pode acessar dezenas de outros títulos com uma única assinatura, com muito conteúdo e entretenimento para ficar bem informado em diversas áreas do conhecimento.

A TRANSPORTE MUNDIAL apoia a FABET e a educação no transporte: