A Vale do Tibagi Transportes e Logística precisava aumentar a capacidade de transporte, a pedido do cliente, sem aumentar o valor do frete e sem perder lucratividade. Ela utilizada caminhões semipesados para atender esse cliente. Depois de estudar diversas alternativas, a solução foi trocar os semipesados por cavalos mecânicos. O modelo escolhido foi o International 9800i por causa do seu baixo peso graças à cabine de alumínio, o que permitia levar mais carga por viagem.

Com o fim da produção do 9800i no Brasil, a transportadora teve que ir ao mercado buscar outro cavalo mecânico com peso similar, porém não encontrou. Para solucionar o problema, a Vale do Tibagi conseguiu que a Mercedes-Benz desenvolvesse uma versão do modelo Axor com uma tara de 8.535 kg, cerca de uma tonelada menos do que a versão de série.

Confira o que foi feito no Axor para a redução dessa uma tonelada e o resultado desse trabalho para a transportadora. Este Axor 2644 foi modelo testado pela TRANSPORTE MUNDIAL e faz parte da edição 179, que está nas bancas em todo o país e nas bancas virtuais do Uol e GoRead (veja links abaixo). 

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).