A Mercedes-Benz  Trucks apresentou à imprensa mundial de transporte, na IAA Transportarion, que começa hoje (19/09) em Hannover, na Alemanha, os caminhões elétricos que farão parte da sua linha de Produtos nos próximos anos.

Pela primeira vez, a fabricante alemã mostrou ao vivo para os jornalistas do setor de transporte rodoviário os caminhões elétricos que estarão em breve à disposição do mercado, bem como os que ainda virão nos próximos anos.

Um dos destaques da montadora é o Actros para longas distâncias movido a bateria. Segundo a empresa, o veículo responde às preocupações dos transportadores em relação à carregamento das baterias e autonomia. Conforme foi divulgado, sua autonomia é para até 500 quilômetros; além disso está sendo desenvolvida uma rede de carregamento público como resultado de parceria já divulgada com os Grupos Volvo e Traton. Além disso, a montadora diz que oferecerá serviço completo de atendimento. A bateria tem tecnologia para garantir  maior quilometragem e vida mais longa informou a Mercedes.

Como os demais caminhões, o preço será superior aos dos veículos tradicionais a diesel, porém a empresa acredita que as vantagens obtidas nos custos operacionais compensarão o valor pago a mais, o qual deverá ser amortizado em cinco anos.

O veículo encontra-se em testes com clientes  e tem previsão de começar a ser produzido em série em 2024.

Outro caminhão em exposição é-o Actros movido a hidrogênio, tecnologia em desenvolvimento em parceria dos Grupos Daimler  Trucks e Volvo Trucks.  Como já foi anunciado anteriormente, esta tecnologia está prevista para começar a equipar os caminhões depois de 2025. Hoje se prospecta que o hidrogênio será o combustível  ideal para operações de longas distâncias, com autonomia de até 1000km com um tanque.

LEVE

Com autonomia para 70 Km (com uma bateria), 140 (duas) e 200 quilômetros (com três baterias), o Canter elétrico chega para atender  a várias aplicações  na faixa de 4,25 T a 8,55T e está preparado para receber configuração para seis diferentes entreeixos, duas variantes de cabine além de

poder contar com tomada de força. O modelo é disponibilizado com O Active Beame Sistem e Active Sidwguard Assist. As vendas do modelo na Europa começam a partir de outubro. A Mercedes apresentou também o e-Econic, um caminhão urbano elétrico para aplicação especialmente na coleta de resíduos urbanos.

actros 300 eletrico com chassi rigido