Quando o assunto é transporte público para pessoas com mobilidade reduzida ou portadora de deficiência física, a frota urbana brasileira, apesar de ter apresentado avanços no quesito acessibilidade na última década, ainda é restritiva.
De olho nas oportunidades futuras para esse tipo de veículo, a Iveco apresentou, em parceria com a empresa Elevittá, do Rio Grande do Sul, a Daily Elevittá.
A van é dotada de um conhecido sistema de assento rétratil, denominado DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel), nas normas da ABNT, porém inédito em âmbito mundial, nos modelos da categoria M2 (veículo para transporte de passageiros com mais de oito lugares, além do condutor, e PBT inferior ou igual a 5 t), segundo a Iveco Bus. De acionamento simplificado, ao toque de um botão, um assento da primeira fila ligado à plataforma se desloca do interior da van para o lado de fora e, no mesmo nível das calçadas (a 15 cm do chão, aproximadamente), permite o embarque e desembarque dos passageiros.
Especialmente desenvolvido para pessoas com mobilidade reduzida (idosos, obesos, com fratura nos membros inferior, por exemplo), o Daily Elevittá utiliza a plataforma do modelo 50C17, com propulsor FPT Industrial de 3 litros de 16V e 4 cilindros em linha, que entrega 170 cv de potência e 40,7 mkgf de torque, com turbo de duplo estágio e injeção eletrônica do tipo common rail.
O Elevittá recebe os mesmos equipamentos da versão convencional: ar-condicionado para motorista e passageiros, computador de bordo, piloto automático, ABS (sistema antibloqueio de freios) + EBD (distribuição eletrônica de frenagem), CD player/MP3 com alto-falantes, airbag duplo frontal, trio elétrico e teto alto são todos de série.
O Daily da acessibilidade tem capacidade 18+1 (18 pessoas mais o motorista). Dos 18 assentos destinados aos passageiros, três atendem às pessoas com dificuldade de locomoção. No entanto, a marca estudará adaptações futuras na configuração da plataforma.
Segundo Gustavo Serirzawa, gerente de marketing e produto da Iveco Bus, dois dos problemas desse tipo de veículo para os transportadores são que os modelos adaptados afetavam a rentabilidade deles, pela redução de lugares no interior do veículo, que davam lugar às cadeiras dos cadeirantes, e pelo tempo de embarque e desembarque. Os problemas, segundo Serizawa, são equacionados na versão, já que não há a retirada de assentos e as operações são mais ágeis.
LEGISLAÇÃO
Com o lançamento do Daily Elevittá, a empresa mira as oportunidades futuras do setor, já que é previsto para 01/07/2017 a vigência da Portaria nº 294/2016 do Inmetro, que determina que todo veículo novo vendido a partir da data deverá ser farbicado e vendido com acessibilidade, apesar de a LBI (Lei Brasileira de Inclusão) obrigar as empresas de fretamento e turismo somente a partir de 07/01/2020. O Elevittá será lançado nos próximos meses, e o preço ainda não foi divulgado pela fabricante.