Especial motores pré-P7 (parte 2)

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Em 2012, ano em que passou a vigorar as normas Proconve P7, a edição 103 da revista trouxe um especial sobre os motores utilizados nas principais marcas do Brasil. Confira reportagem da época e descubra o que mudou nos propulsores na série Baú da TRANSPORTE MUNDIAL.  

FPT
Presente em 10 países da Europa e América Latina, com 22 fábricas e 14 centros de pesquisa e desenvolvimento, a FPT – Powertrain Technologies – conta com 20 000 profissionais. A marca possui ampla rede de distribuidores, com mais de 1 300 centros de assistência e serviços em mais de 100 países.

Os produtos FPT equipam veículos do Grupo Fiat, tais como Fiat Automóveis, Iveco, Lancia, Alfa Romeo, Case IH, New Holland, Iveco Motors e Irisbus. Com 9% de clientes não cativos no setor de automóveis/comerciais leves e 33% no setor marítimo/industrial em todo o mundo, a companhia fornece também diversas aplicações para Ford, PSA Peugeot Citroën, Tata-Daewoo, Suzuki, Mitsubishi, General Motors e Beijing Public Transportation Corporation, entre outras. Além disso, possui joint-ventures com a Tata, na Índia, com a Saic, na China, e com a Severstal, na Rússia.  Na América Latina, a FPT produz transmissões para a PSA Peugeot-Citroën, além de ter concluído acordos de fornecimento de motores para a TAC (Tecnologia Automotiva Catarinense) e Materfer Agrinar.

A planta de Betim (MG) é a maior unidade e soma uma produção anual superior a 1,5 milhão de unidades, entre motores e transmissões para carros de passeio. Já a fábrica de Sete Lagoas (MG) produz uma gama de quatro famílias de motores diesel (F1; NEF, Cursor e S8000) destinadas às indústrias de veículos comerciais leves e pesados, ônibus, máquinas agrícolas e de construção e geradores de energia.


IVECO
A Iveco projeta, produz e vende uma ampla gama de caminhões leves, médios e pesados, ônibus, veículos comerciais para aplicações militares, fora de estrada, bombeiros, defesa civil etc. A Iveco emprega mais de 25 000 pessoas e possui 23 fábricas em 10 países, utilizando tecnologia desenvolvida nos seis centros de pesquisa e desenvolvimento. Além da Europa, a empresa opera na China, Rússia, Austrália e América Latina. Mais de 5 000 concessionárias e pontos de serviço, distribuídos em 160 países, garantem suporte técnico onde quer que um produto Iveco esteja em serviço.

SHACMAN
A Shacman é a Shaanxi Heavy Duty Automobile Co.,LTD., instalada na cidade de Xi’an, província de Shaanxi, na região central da China. A empresa pertence ao Shaanxi Automobile Group CO., Ltd e possui mais de 40 anos de tradição produzindo veí­culos pesados.


A capacidade de produção dessa fabricante de caminhões ultrapassa 150 000 veículos ao ano, abastecendo o mercado chinês e exportando para cerca de 50 países de diferentes continentes. Os caminhões são desenvolvidos pela Shaanxi com parceiros tradicionais da Europa e dos Estados Unidos. O resultado é uma configuração única, que alia tecnologia e os padrões internacionais de produção ocidental com a qualidade e produtividade alcançado pela disciplina do sistema de produção chinês. O parque industrial da Shacman demandou em sua modernização um investimento total da ordem de 700 milhões de dólares.

A planta abriga a fabricação de todos os componentes vitais dos caminhões, como chassis, eixos, diferenciais, motores, caixas de transmissão etc., além das linhas de montagem. Os caminhões utilizam motores Cummins ISM, produzidos denna própria Shacman, na China, especialmente para atender o mercado brasileiro, e já possuem a tecnologia de emissões que atende ao Proconve P7 e à Euro 5. 

MAN 
A MAN Latin America é líder no mercado brasileiro de caminhões, com mais de 30% de participação, e maior exportadora de caminhões do Brasil, incluindo modelos MAN e Volkswagen. Em 2012, a fabricante passa a oferecer uma linha completa com modelos de 5,5 a 74 toneladas de peso bruto total, todos produzidos no Brasil. Em complemento aos caminhões fabricados pelo Consórcio Modular, a empresa também oferecerá modelos MAN TGS – WW com motorização Euro 3, importados da Europa para países latino-americanos onde a legislação local permite sua comercialização.

Os caminhões MAN, ideais para aplicações rodoviárias, apesar de originalmente europeus, foram totalmente adaptados para as condições brasileiras, passando pelos mais rigorosos testes de engenharia. Produzidos na fábrica da MAN Latin America em Resende (RJ), os MAN “made in Brazil” virão consolidar a presença da fabricante no segmento de pesados.
Pela primeira vez na América do Sul os caminhões Volkswagen receberão, além de inúmeras modificações tecnológicas, a motorização MAN, já em montagem no país, graças a uma parceria com a MWM International.

Novos motores Cummins complementam a oferta da nova tecnologia Euro 5 aos consumidores, atendendo à entrada em janeiro de 2012 da nova fase do Proconve P7 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores).

MERCEDES-BENZ
A Mercedes-Benz possui três unidades no Brasil. A planta de São Bernardo do Campo (SP) produz chassis para ônibus, caminhões e agregados, como motores, câmbios e eixos, sendo que a partir de 2012 os modelos Atron, Atego e Axor também serão produzidos na fábrica em São Bernardo do Campo. Já a fábrica em Juiz de Fora (MG), que antes produzia automóveis, passará a produzir, exclusivamente, os caminhões Accelo (leve) e Actros (pesado) a partir de 2012.


Na unidade de Campinas (SP), está instalada toda a infraestrutura de pós-venda, treinamento e assistência técnica da empresa, além das linhas de produção de peças remanufaturadas. A Mercedes-Benz oferece a mais completa linha de veículos comerciais do mercado, entre microônibus, ônibus urbanos e rodoviários e veículos articulados com elevada capacidade de transporte, além de caminhões das tradicionais linhas Accelo, Atego, Actros e Axor. A empresa atende todas as regiões do país, por meio de uma rede de concessionários com mais de 200 pontos de atendimento, estrategicamente localizados em todo o território nacional.

SINOTRUK
A CNHTC (China National Heavy Duty Truck Corporation), conhecida mundialmente como Sinotruk, atua há mais de 75 anos no mercado de transporte rodoviário de cargas. O início das operações da fabricante chinesa foi na década de 1930, quando a CNHTC produzia caminhões para utilização militar.

A Sinotruk construiu o primeiro caminhão para aplicação civil em 1960 e passou a aprimorar a tecnologia na construção de caminhões na década de 1980, quando iniciou parcerias com marcas como Eaton, Jost, Meritor e Steyr. De 2003 a 2008, manteve joint-venture com a Volvo. Em 2009, a alemã MAN assinou um acordo de parceria estratégica e tecnológica com a Sinotruk, comprando 25% de participação da marca chinesa. A Sinotruk possui ao todo cerca de 50 registros de patentes dos componentes de fabricação própria que equipam seus caminhões.

Com o objetivo de internacionalizar a marca, a Sinotruk entrou no mercado de exportação em 2007. Em 2010, fabricou 219 000 caminhões em seu complexo industrial em Jinan, na China, sendo 20 000 unidades destinadas para o mercado externo. Possui forte operação na América do Sul, em países como Venezuela, Colômbia, Peru, Chile, Uruguai e Equador. 

No Brasil, quem representa a marca é a importadora curitibana Elecsonic, também conhecida como SinotrukBrasil. A empresa iniciou suas operações no país em  dezembro de 2008. Localizada em Campina Grande do Sul, região metropolitana de Curitiba, no Paraná, a empresa foi constituída por 11 sócios brasileiros, e em abril de 2010 comercializou o primeiro caminhão pesado Howo 380. Os motores fabricados pela Sinotruk equipam os modelos A7 e Howo. A família A7 estará disponível no Brasil a partir de abril deste ano e chegará com motorização Euro 5.

VOLVO
A Volvo do Brasil é, atualmente, uma das mais importantes empresas do setor de transporte do país. Fabricante de caminhões, chassis de ônibus e equipamentos de construção e situada em Curitiba, no Paraná, a Volvo tem também papel importante na América do Sul, para onde vende todos os seus produtos, e ainda promove exportações de veículos e componentes para outros continentes onde a companhia está estabelecida.


A companhia é uma subsidiária do Grupo Volvo, com sede em Gotemburgo, na Suécia, e um dos maiores grupos industriais do mundo. Em Curitiba, produz caminhões pesados e semipesados, ônibus urbanos tipo padrão, articulados e biarticulados e chassis rodoviários. Além de fabricar os caminhões das linhas F e VM e chassis de ônibus em Curitiba, a Volvo tem, no Brasil, uma unidade fabril em Pederneiras, interior de São Paulo, onde produz carregadeiras, caminhões articulados, motoniveladoras, escavadeiras, compactadores de solo e minicarregadeiras.