Após 49 anos, Iveco vende Magirus, sua marca de caminhões de bombeiros

707

O Grupo Iveco vendeu a Magirus, sua divisão que produz veículos e equipamentos de incêndio. A marca foi vendida para a Mutares, uma holding de investimentos e que costuma comprar empresas que não estão indo bem no mercado.

Nesse sentido, o Grupo Maguris, representou 2% das operações do Grupo Iveco, em 2023. O que se traduziu em perdas na ordem 35 milhões de euros, perda de EBITDA. Ou seja, algo em torno de R$ 191 milhões na conversão direta.

LEIA TAMBÉM: Hitech Electric inaugura sua primeira concessionária no Brasil

Sujeita à aprovação regulamentar, espera-se que a transação seja concluída o mais tardar em janeiro de 2025. Portanto, ao longo de um prazo que permita uma transição consistente no interesse de todas as partes interessadas.

Contudo, em razão dessa transação, acredita-se que os resultados do Grupo Iveco neste ano sejam impactados.

Nesse sentido, vale ressaltar que a Mutares atua como compradora de empresas com problemas financeiros. Assim, reestruturá-las, torná-las novamente lucrativas e depois vendê-las com lucro. Portanto, este é o destino que Magirus pode enfrentar agora.

Além disso, foi sublinhado que a empresa receberá “total independência do Grupo Iveco”. Dessa forma, podendo embarcar num “caminho independente para o futuro na indústria de combate a incêndios”, conforme diz a empresa por comunicado.

Após 49 anos, Iveco vende Magirus, sua marca de caminhões de incêndio
Iveco Grupo vendeu a Magirus, fabricante de caminhões de bombeiro

Seja como for, essa transação permitirá que a Magirus seja totalmente independente do Grupo Iveco. Assim, possibilitando novas oportunidades para o crescimento da companhia que hoje emprega 1.300 funcionários na Alemanha, Itália, França e Áustria.

História da Magirus

Desde 1864 que a Magirus atua no desenvolvimento e venda de equipamentos de serviço de bombeiros de todo o mundo. No Brasil, a marca chegou a vender equipamentos. Porém, via importadores.

Com uma gama abrangente de veículos de combate a incêndios modernos e confiáveis, como escadas giratórias, veículos de salvamento e de logística nessas operações, a marca se tornou um dos maiores e mais avançados fabricantes mundiais.

Todavia, vale lembrar que a Iveco foi criada em 1975 como resultado da fusão de cinco marcas de diferentes. As italianas Fiat, Lancia e OM. Assim como a francesa Unic e a alemã Magirus-Deutz.