Evolução oriental

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UD Trucks

UD Trucks

Eficiência, segurança, capacidade de carga e dirigibilidade são os adjetivos que os executivos da UD Trucks usam para falar de seu modelo Quon. O caminhão foi projetado para enfrentar os desafios da indústria de transporte que hoje sofre com aumento dos custos operacionais e com a redução de mão de obra – leia-se motoristas.

“Para ajudar os clientes a alcançar maior produtividade, bem como resolver o problema da escassez de motorista, a UD Trucks tem investido na evolução, tanto é que o Quon teve a sua capacidade de carga útil melhorada. Além disso, melhoramos a sua eficiência e não só em relação ao consumo de combustível, mas também à produtividade. Acreditamos firmemente que o serviço deve ser completo e isso inclui um caminhão seguro”, ressalta Yoshihiro Murakami, chefe de vendas da UD Trucks no Japão.

Quon maximizado

Com a ferramenta UDIS (UD Information Service), que visa, via telemetria, maximizar o uso correto do veículo, a UD quer levar aos seus clientes garantias de eficiência de consumo de combustível por ter certeza que o caminhão está rodando em condições ideais.

A UDIS é uma ferramenta que utiliza sistemas de diagnóstico remoto, a fim de facilitar a operação do motorista. Além disso, ela é capaz de se comunicar perfeitamente com a rede de concessionários UD Trucks em todo o Japão, permitindo apoiar proativamente clientes quando necessário, mesmo que o motorista não detecte quaisquer eventualidades no veículo.

No quesito segurança, a função de redução de danos de colisão evoluiu para um avançado sistema de travagem de emergência, AEBS, que utiliza um radar de alta precisão para medir distância e velocidade em relação ao veículo da frente e, assim, automaticamente, avisar o motorista quando necessário e, caso o sistema não seja “atendido”, agir sozinho reduzindo a velocidade do veículo.

Outro recurso de segurança é o novo sistema de alerta de partida LDWS, que sinaliza se o veículo está à deriva, impedindo acidentes, como caso de o motorista sair fora da pista em razão de sonolência ou distração.
O Quon atende o transporte considerado pesado no Japão, por isso, possui versões com PBT entre 20 t e 23 t. Seu motor GH11 possui as versões de potência de 257 cv e 279 cv, ambos com torque de 175 mkgf.