No assunto logística sustentável, a Fedex no Brasil (no logo da empresa escreve FedEx, mas a gramática portuguesa manda escrever Fedex) é muito menos do que em outros países. A empresa não falou sobre o porquê disso e, com certeza, é um assunto doloroso para a filial brasileira. Por não se comunicar, só podemos imaginar que seja pelo tal “Custo Brasil”. Um caminhão elétrico de qualidade custa entre R$ 700.000 e R$ 1 milhão no Brasil, algo acessível só para a Ambev e poucas outras empresas. Os furgões elétricos de qualidade custam a partir R$ 300 mil. Os equivalentes movidos por motor de combustão custam, respectivamente, entre R$ 400 mil e R$ 100 mil, ou, um terço do valor do elétrico.  Então, conheça o Zevo. 

As fabricantes de veículos movidos a energia mais limpa no Brasil (Volkswagen Caminhões, marcas do Grupo Stellantis e Scania) ainda são poucas fornecedoras de furgões e caminhões com qualidade. Isso é diferente do que ocorre nos EUA e na Europa. Nessas regiões, a Fedex consegue comprar veículos modernos para sua frota. Além disso, é necessário, seguir o exemplo da Ambev, que se programou para a ter a maior frota de caminhões elétricos do mundo abastecida com energia solar. O exemplo da Ambev com tal dimensão é único no mundo e acontece a partir de uma parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO). Links sobre a Ambev no final do texto.   

BrightDrop 

A FedEx com a General Motors está fazendo nos Estados Unidos pode ser exemplo para diversas empresas no Brasil. O fabricante em questão (Chevrolet) não quer perder o pé no quadro da expansão dos veículos movidos a cem por cento por energias renováveis, sendo o hidrogênio e as baterias os que têm maior futuro.  

A General Motors, um conglomerado norte-americano que promove a atividade de marcas como Chevrolet, GMC, Buick, Cadillac e Holden, entre outras, e se juntou a BrightDrop, startup que desenvolve veículos urbanos de entregas de cargas utilizando mais inteligência, segurança e eficiência.  

A fabricante está entregando furgões para grandes empresas e, desta vez, foi a vez da FedEx, que recebeu seus primeiros 150 veículos elétricos de entrega da BrightDrop. Um marco importante para a entregadora: ela planeja transformar toda a sua frota “Pick Up Delivery” em uma frota totalmente elétrica e com zero emissões até 2040. 

Um fabricante global + uma startup = Zevo 

Projetado para maximizar o trabalho de entrega e coleta de encomendas de última milha no coração de uma área urbana, o Zevo 600 é a van 100% elétrica que a FedEx acaba de adicionar à sua frota para minimizar as emissões poluentes.  

Com uma linha particular e que em nada se assemelha aos modelos da fabricante norte-americana, o Zevo 600 possui o espaço de carga configurável, que pode armazenar mais de 17 m³ e um peso máximo de 1.000 kg. 

Entre as características estão o tamanho reduzido, portas elétricas inteiriças para facilitar a entrada e saída da cabine, e um motor elétrico de 300 cv e 528 Nm de torque constante. Autonomia é até 400 quilômetros com carga solar. Não temos nada similar no Brasil.   

Além de seu chassi baixo, ele oferece sistemas de segurança avançados, como frenagem automática de emergência, alerta de colisão frontal, assistência ao estacionamento dianteiro e traseiro, alerta de tráfego cruzado e alerta de ponto cego.   

De momento, está disponível apenas para o mercado norte-americano. Segundo o fabricante que detém a startup, ela procurará chegar a todos os mercados possíveis

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).