Um teste imaginável no Brasil será feito pela Ford na Europa com um novo programa de pesquisa de veículos autônomos. O objetivo é estudar como essa tecnologia pode beneficiar as empresas de entregas urbanas e, também, como as pessoas interagem com ela nas ruas. Será que a mercadoria chega ao consumidor final?
A Hermes, uma das principais empresas de entregas da Europa, é a primeira parceira da Ford no programa, usando uma van Transit customizada com sensores que imitam um veículo autônomo. Na verdade, ela tem um motorista disfarçado de “banco” e quem olha de fora tem a impressão de que não há ninguém na direção.
O projeto de duas semanas aproveita os resultados dos testes de “entrega de última milha” feitos recentemente pela Ford com a Hermes em Londres, em que uma equipe de mensageiros recolhe os pacotes em uma van e realiza a última etapa da entrega a pé. Esse estudo mostrou que uma equipe de oito mensageiros a pé e duas vans Transit podem entregar o mesmo número de encomendas que seis vans no sistema convencional, com mais rapidez e sustentabilidade.
Segundo Richard Balch, diretor de Veículos Autônomos e Mobilidade da Ford Europa, para trazer os veículos autônomos para as ruas, além de habilitar a tecnologia é importante saber como eles se integram aos negócios dos clientes. “E não há melhor maneira de identificar isso do que experimentar esses processos na realidade”, diz.