A Foton abriu suas portas para uma delegação brasileira, revelando grande capacidade técnica para competir no mercado de veículos comerciais no Brasil. A convite da montadora, uma comitiva de 30 concessionários passou a última semana de setembro na China conhecendo fábricas, tecnologia empregada na produção de veículos. Assim como capacidade produtiva e a diversidade de modelos da marca.
“Tudo que vimos superou as nossas expectativas. Saímos convencidos de que estamos na melhor parceria”, disse Paulo Matias, concessionário e presidente da Abrafoton (Associação Brasileira dos Concessionários Foton Caminhões).

Gigante asiática
Seja como for, o grupo conheceu o complexo industrial em Pequim. Incluindo uma moderna linha de motores em parceria com a Cummins com capacidade instalada para a produção de 550 mil unidades por ano.
São propulsores de 2,5 l a 15 l e potências de 129 cv a 680 cv. A Foton-Cummins tem alternativas de diesel, gás, hidrogênio, híbrido e elétrico. Além disso, a jornada incluiu também uma visita às instalações de um laboratório e pista de testes.

Ao receber os empresários brasileiros, os chineses demonstraram não somente o potencial de uma grande marca. Mas que também querem se consolidar no Brasil e até fazer da operação no País um hub para a América Latina.
“O Brasil é um mercado muito importante para a Foton. Assim, a expectativa é que as vendas cresçam, porque além de tecnologia, temos preços competitivos”, disse Eric Wang, Vice-Presidente da Foton Brasil.
O objetivo da marca é conquistar em alguns anos cerca de 10% do mercado. Para isso, a estratégia inclui a homologação gradual de veículos até oferecer uma gama completa de produtos. Atendendo a todas as demandas do transporte rodoviário de carga e, futuramente, de passageiros.
Foton quer ser uma marca Full Liner
As opções de caminhões vão dos leves urbanos aos rodoviários extrapesados. No Brasil, já são comercializados os modelos Foton Aumark 315 AMT, de 3,5 t de PBT, que pode ser dirigido com carteira B, assim como o i-Blue, um elétrico de 6 t. Além dos modelos diesel Aumark S de 7, 9 e 12 toneladas.
Ademais, está em fase de homologação o utilitário Wonder, bem como um trucado de 17 toneladas, e duas picapes.
Todavia, os cavalos mecânicos também estão nos planos da montadora para o Brasil. Entre eles, os concessionários conheceram o Auman Galaxy. Em outras palavras, um extrapesado de 6×4 com motor Foton-Cummins Euro 6, e potência de 680 cv que trabalha com a caixa Foton-ZF AMT de 12 velocidades.
Mais detalhes sobre esse caminhão, você confere na reportagem especial da edição 216 da Revista Transporte Mundial que estará nas bancas do país em novembro.
Jaime Alves viajou para a China a convite da Foton do Brasil