A indústria de implementos rodoviários seguiu um ritmo melhor do que a de caminhões. No balanço feito pela Anfir (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários) mostra a entrega de 90.195 unidades aos clientes em 2018, número 49,1% superior a 2017 (60.491). Em 2018, 75.987 caminhões foram emplacados, 46,3% mais do que em 2017. A lógica para isso é a venda de bitrens, pois são duas unidades para cada cavalo mecânico. 

Assim como ocorreu como os caminhões pesados, graças, principalmente ao agronegócio, o ritmo de recuperação em 2018 foi mais forte no segmento de reboques e semirreboques. De janeiro a dezembro a indústria entregou ao mercado 44.673 unidades contra 24.928 produtos em 2017. Isso representa variação positiva de 79,21%.

No segmento de carroceria sobre chassis, segmento que depende da retomada da indústria, construção civil, comércio e serviços, o desempenho ficou 28% superior ao de 2017. Em 2018, a indústria vendeu 45.522 produtos contra 35.563 unidades do ano anterior.

REBOQUES E SEMIRREBOQUES

FAMÍLIA

JAN/DEZ 2017

JAN/DEZ 2018

%

BASCULANTE

4.515

7.839

73,62

PORTA CONTEINER

777

1.743

124,32

GRANELEIRO / CARGA SECA

5.653

11.465

102,81

CANAVIEIRO

1.107

1.638

47,97

BAÚ CARGA GERAL

2.264

4.221

86,44

CARREGA TUDO

834

867

3,96

DOLLY

1.757

4.355

147,87

ESPECIAL

631

4.109

551,19

TRANSPORTE DE TORAS

1.094

1.336

22,12

BAÚ FRIGORÍFICO

837

1.575

88,17

BAÚ LONADO

2.219

3.691

66,34

SILO

93

84

-9,68

TANQUE CARBONO

2.542

1.325

-47,88

TANQUE INOX

546

385

-29,49

TANQUE ALUMINIO

59

40

-32,20

TOTAL

24.928

44.673

79,21

 

CARROCERIAS SOBRE CHASSIS

FAMÍLIA

JAN/DEZ 2017

JAN/DEZ 2018

%

GRANELEIRO / CARGA SECA

10.999

13.433

22,13

BAÚ ALUMÍNIO / FRIGORÍFICO

15.594

20.585

32,01

BAÚ LONADO

161

284

76,40

BASCULANTE

2.082

1.844

-11,43

BETONEIRA

171

172

0,58

TANQUE

1.684

2.002

18,88

OUTRAS / DIVERSAS

4.872

7.202

47,82

TOTAL

35.563

45.522

28,00

 

 

 

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).