Autor das imagens: Omar Matsumoto/Motorpress
Se em um mercado de economia estável as fabricantes de caminhões são desafiadas a todo o tempo a desenvolver produtos competitivos para o negócio do transportador, na crise esses desafios acabam dando margem à criatividade.
Nesse sentido, a MAN Latin America está no caminho certo. Nos últimos anos, ela desenvolveu tecnologias e soluções com foco nas necessidades dos clientes.
O destaque fica por conta do Constellation 26.280 6×4 com câmbio automático. O modelo, que faz parte da gama Constructor de veículos vocacionais para o segmento da construção civil, já está a algum tempo no mercado, porém, até então, apenas na versão com caixa manual. Agora, com a solução, o caminhão chega inédito nas aplicações com betoneira.
VEJA NOSSO VÍDEO A BORDO DO MODELO
A proprietária da primeira unidade do Constellation 26.280 6×4 automático é a Concreserv – empresa especializada na produção de concreto para a construção civil.
A Croncreserv está na rota da tendência mundial com o uso de caminhão automático nessa aplicação. Como o transporte de concreto é uma atividade extremamente exigente e desgastante para os caminhões, os frotistas de concreto em todo o mundo estão optando pelas transmissões automáticas como equipamento padrão para suas frotas. A transmissão equipada no Volkswagen traçado é a Allison Série 3000 de 6 velocidades.
O 26.280 é equipado com motor MAN D08, de 7 litros, montado num bloco de 6 cilindros em linha, que desenvolve 275 cv a 2.300 rpm e possui torque de 107 mkgf com ampla faixa de 1.100 a 1.750 rpm. Outra vantagem desse motor é o sistema de emissões EGR que dispensa o Arla 32. Esse conjunto técnico, aliado à caixa Allison, permite ao Constellation trabalhar cerca de 10 horas por dia, ou 240 horas por mês.
A força sem dúvida é o seu maior atributo, assim como a sua agilidade, graças à 1ª marcha, que é bem reduzida, capaz de absorver toda a força que o motor manda para as rodas. A relação de diferencial de 6,83:1 é exclusiva para o modelo com transmissão automática, o que lhe confere mais torque.
O motorista Valdivino Correa Pereira, que trabalha no 26.280 automático, relata que a tarefa ficou mais agradável graças à transmissão automática e ao ar-condicionado. O teste completo do VW Constellation 26.280 você confere na edição 155 da revista TRANSPORTE MUNDIAL.