A Iveco lançou uma nova versão do chassi-cabine Daily, mais moderno e equipado, o Daily 35-160 Euro 6. Para entender o porquê das montadoras estarem mudando o perfil dos veículos é preciso entender o nível de profissionalização dos transportadores. Se há anos alguns dos modelos mais baratos eram os mais vendidos, a situação virou. Basta ver a lista dos mais vendidos atualmente. Isso ocorre porque há mais cursos sobre gestão de frota e entendimento do que é o TCO (não é total custo de operação como muitos acham). TCO é uma sigla em inglês para total cost of ownership, ou seja, total custo de propriedade. É um cálculo que só se encerra depois da revenda do veículo e se apura o investimento inicial, o custo de operação, o quanto faturou durante o trabalho e o valor apurado após revendido.
É obedecendo esta lógica que se inicia o projeto de um caminhão. O novo chassi-cabine Daily 35-160 Euro 6 foi desenvolvido dentro desta lógica. Mas, obviamente, só saberemos se o projeto deu certo depois que alguns modelos adquiridos, utilizados e depois revendidos mostrarem a conta final. O Fiat Fiorino é um sucesso de vendas por causa do TCO, por exemplo.
Dentro deste raciocínio matemático e estatístico, muitos transportadores preferem fazer um investimento inicial maior. Agora, vamos conhecer as novidades do novo Daily 2022.
A nova 35-160 substitui a 35-150, o modelo mais vendido da marca, com 2.071 unidades emplacadas de janeiro a novembro de 2021. Isso considerando que o segmento é bastante concorrido: VW Express (3.267 unidades) e Hyundai HR (3.130), além de outros concorrentes que não é possível citar números de emplacamento porque os dados de chassi-cabine estão misturados com os de furgões e vans, como Fiat Ducato, Mercedes-Benz Sprinter e Renault Master.
O Iveco Daily 35-160 chega com novo motor para atender a legislação Proconve L7, que entra em vigor no dia 1º de janeiro de 2022 com níveis mais rígidos para emissão de poluentes e ruídos. As vendas começam a partir do primeiro dia útil de 2022. O preço do 35-160 será 10% maior do que o 35-150, índice que está abaixo da inflação de 2021, mas é mais para pagar o investimento no desenvolvimento do produto, já que a antecessora 35-150 já teve reajuste. A Iveco tem como política não divulgar preço para que a negociação seja individualizada entre cada concessionária e seus clientes devido às diferenças regionais, inclusive, tributárias. No entanto, a tabela Fipe tem pesquisa dela e, pelo menos, nos fornece uma noção de valor médio. A versão 35-150 chassi curto zero quilômetro estava na tabela Fipe de dezembro de 2021 do 35-150 com o valor de R$ 212.727, portanto, o novo 35-160 deve ser oferecido por cerca de R$ 235.000. O valor a ser pago depende da capacidade de negociação do comprador.
Para compensar o aumento de preço, a Iveco oferece algumas recompensas que geram benefícios a curto prazo e outros, a longo prazo para o TCO. Para isso há o novo motor mais econômico, o chassi reforçado para aumentar o PBT técnico e a redução no custo das manutenções preventivas.
O chassi do modelo já era considerado um dos mais robustos do mercado, até a chegada do concorrente VW Delivery Express, também derivado de caminhão. Para igualar o PBT técnico ao do modelo fabricado em Resende, a Iveco ganhou chassi de 5 mm, e agora passa a ser 4.400 kg, 200 kg a mais do que a geração anterior.
Motor
O motor FPT F1C MAX com 160 cv e 380 Nm de torque é a maior novidade no Daily 35-160, mesmo não sendo a única. A engenharia da FPT, do Grupo Iveco, conseguiu uma redução de 6% no consumo. No entanto, este ganho será gasto em Arla, pois o novo modelo passa a ter que usar a tecnologia de redução de emissões SCR além da EGR que já utiliza. E, para atender a legislação ambiental do Proconve, ninguém ainda descobriu outra solução e o meio ambiente agradece os novos padrões reduzidos de emissões. O mérito está na engenharia da FPT com a da Iveco que conseguiu reduzir o consumo de diesel para compensar o gasto com o reagente químico Arla.
A tecnologia de pós-tratamento reúne os sistemas EGR (recirculação de gases de escape) e SCR (redução catalítica seletiva) necessárias para atenderem os limites de emissões definidos por uma legislação extremamente complexa, se o combustível diesel tiver qualidade e não for adulterado. Nas missões urbanas, de menor velocidade e baixas temperaturas de escape, o motor prioriza o uso do EGR. Em missões que o motor funciona em rotação mais alta por períodos maiores, o SCR é acionado, podendo ambas as soluções funcionarem de maneira combinada. Em uma cidade poluída como São Paulo, o gás que sai do cano de descarga é mais limpo do que o ar que entra no motor.
Desde o início das legislação para proteção ambiental, um item passou a ser básico em qualquer motor diesel: o turbo, tecnologia que foi pensada há mais de 100 anos e vem sendo aprimorada ao longo do tempo. Ele permite fazer com que motores de cilindradas mais baixas consigam atingir bons desempenhos com economia e menos emissões. Atualmente, é utilizado em 100% dos motores diesel no mundo, seja motor de baixa ou alta cilindrada. O turbo convencional só funciona bem a partir de uma determinada rotação. O novo Daily recebeu o turbo TGV (turbocompressor de geometria variável), que começa a atuar desde as rotações mais baixas. O cárter também mudou e foi ampliado para 9,3L, 34% a mais que a versão anterior. A força extra do Iveco Daily 35-160 Euro 6 possibilitou que a montadora pudesse alongar a relação de eixo, o que explica o ganho na redução de consumo.
Cabine do Euro 6
Para Bernardo Brandão, diretor de Marketing e de Produto da Iveco para a América Latina, o projeto resultou em robustez de caminhão, um verdadeiro ‘bruto urbano’, e conforto de carro de passeio. “Privilegiamos o design e a ergonomia, em alinhamento com a versão comercializada na Europa, para que o cliente tenha prazer ao dirigir e sinta que ele tem mais do que uma ferramenta de trabalho, e sim um companheiro para a jornada diária.”
No visual, a nova grade frontal é a mesma da versão europeia. O novo painel TFT apresenta novos grafismos no quadro de instrumentos e a tela colorida de LCD central, de 3,5 polegadas, conta com funções de gerenciamento e monitoramento semelhantes aos sistemas dos caminhões mais modernos, geralmente, do segmento de pesados. O controle é realizado por meio de comandos no volante.
Os bancos também foram aprimorados, com assento maior, novos apoios de cabeça, tecidos e espumas. Os bancos trazem mais regulagens para o motorista encontrar a posição correta para dirigir. Uma série de porta-objetos, e um novo compartimento com 80 litros embaixo do assento do passageiro, oferecem espaço extra para os ocupantes acomodarem seus pertences.
A segurança também incorpora itens comuns a veículos comuns em caminhões de segmentos superiores:
- TPMS – gerenciamento de pressão de pneus.
- Auto-Headlight – farol automático que acende e apaga de acordo com a necessidade.
- Rain-Sensor – sensor que regula a velocidade do limpador de para-brisa, automaticamente, de acordo com a intensidade da chuva.
- Faróis com função Cornering – a luz de neblina acende automaticamente, com foco para o trajeto do veículo, inclusive na curva, para auxiliar na visibilidade do motorista.
“Esse é o motor mais avançado que já equipou a linha Daily com redução de 50% no número de paradas para revisão programada, já que graças ao novo cárter, estendemos o intervalo de manutenção de 15 para 30 mil quilômetros. Destaco também a redução de até 6% no consumo de combustível, o tanque de Arla que pode rodar meses sem necessidade de reabastecimento, tamanha economia e autonomia, além do sistema de exaustão que atende as normas Euro 6 projetado para durar toda vida útil do veículo. Ou seja, o cliente não precisará se preocupar com o novo sistema de pós-tratamento”, ressalta Brandão.
A Iveco, assim como as demais montadoras com fábricas no Brasil, investiu bastante no departamento de engenharia e no campo de provas localizados dentro do Complexo Industrial de Sete Lagoas (MG). Isso permitiu a ela realizar uma bateria de avaliações. Ao todo foram 100 testes físicos, 50 testes virtuais, mais de 1 milhão de quilômetros rodados e cerca de 750 colaboradores trabalhando, direta ou indiretamente, somando 260 mil horas de engenharia. O processo de desenvolvimento foi validado por clientes que testaram o Daily Euro 6 em condições reais de operação.
O Daily 35-160 Euro 6 é o primeiro da família Daily 2022. O próximo é o 30-160 City Euro 6, com um trem de força reforçado que garante melhor performance e economia de combustível, mas mantém a vocação para cargas mais leves, com chassi de 4 mm e suspensão traseira parabólica. O pacote é a versão de entrada da gama, com uma proposta de ótimo custo-benefício. As versões de 4 a 6,5 toneladas, que seguirão o cronograma PROCONVE P8, chegam ao mercado no início de 2023.
O executivo destaca que a montadora trabalhou forte com foco no custo operacional e o veículo chega ao mercado com um valor de manutenção preventiva até 22% menor que sua versão Euro V, um feito e tanto considerando os desafios que a nova tecnologia trouxe. “O cliente também não precisa se preocupar com o custo do Arla, pois com a redução de consumo que o modelo proporciona compensamos facilmente o adicional de custo que ele traria”, finaliza Ricardo Barion, diretor comercial da Iveco.