A Iveco apresentou a nova linha Iveco S-Way com motores mais comprometidos com a sustentabilidade ambiental e economia. O motor movido à gás traz substancial redução nas emissões de material particulado, NOx e CO2. 

A eficiência do motor é potencializada com as tecnologias Hi-SCR (para atender à legislação Euro 6 em vigor na Europa e terá versão similar no Brasil a partir de 2022 – agora, com a pandemia, a data está sendo rediscutida), transmissão Hi-Tronix (ZF TraXon) e o Smart EGR.

Para os operadores logísticos que desejam operar uma frota “verde”, o Iveco S-Way Natural Power continua a ser o único caminhão movido a gás que oferece um alcance de até 1.600 km para trechos de longa distância na potência de 460 cv.

Com este veículo, eles se beneficiam de todas as vantagens do gás natural, a única alternativa de baixa emissão disponível nesta década para o diesel no segmento pesado, que tem emite emissões de material particulado 99% menor que diesel, 90% menos NO2 e, com biometano, o CO2 é 95% mais baixo, perto de zero. 

Cabine de ginástica: Fit Cab

Iveco Fit Cab 1As longas jornadas de trabalham comprometem a saúde dos motoristas, principalmente, por falta de atividade física. Nos postos de abastecimento ou ponto de paradas não há academias ou espaços para exercício físico, fundamentais para manter o corpo saudável. A nova linha Iveco S-Way inova ao oferecer uma cabine “fitness”.

A Fit Cab e a Magirus, como foram batizados os conceitos, serão objetos de clínicas a cada prova do Campeonato Europeu de Caminhões de 2019, a começar por Nürburgring, Alemanha, desde 19 de julho.

A ideia elogiável da Iveco, que deveria ser copiada por todos os fabricantes de caminhões pesados, é oferecer uma pequena academia de ginástica a bordo. Pelo lado externo e interno, a cabine ganha acessórios que contribuem com o condicionamento físico do motorista, com ganchos de ancoragem, barras, equipamentos de ginástica, polias, pesos e degraus externos que funcionam como dispositivos auxiliares de treinamento.

Iveco FT Cab 2

 

Iveco apresenta novo pesado com conectividade desenvolvida com a Microsoft

IVECO SWAY 4iveco s way 04

Novo Iveco S-Way é apresentado na Europa. Trata-se de um caminhão pesado totalmente para substituir o Hi-Way. A nova família terá o nome de Way e o S-Way é o primeiro modelo de uma série que está por vir para atender o novo padrão de caminhões premium com diversas novas funcionalidades de conectividade, conforto e segurança.

O desenvolvimento contou com parcerias estratégicas de empresas de outros segmentos, como Microsoft, Shell e Amazon.

Segundo a empresa, o S-Way carrega todas os avanços introduzidos no Hi-Way e uma cabine totalmente nova. Assim como Mercedes-Benz, MAN, Scania e Volvo, a Iveco também promete melhor TCO (custo total de propriedade) na nova geração de caminhões pesados. Em relação ao Hi-Way, a fabricante italiana já promete uma redução de 4% no consumo de combustível devido ao novo design da cabine.

A parte de conectividade foi desenvolvido em parceria com a Microsoft, que vai oferecer toda a plataforma de armazenamento e gerenciamento de dados de segurança e serviços conectados, com acesso pelos proprietários por meio de smartphone ou computador.

Na prática, a Iveco segue a mesma linha de serviços conectados e consultoria já oferecidos pela Scania, inclusive, no Brasil. Funcionários da montadora e de suas redes vão se dedicar a ajudar os clientes economizar combustível e gastos com manutenção para reduzir o custo por quilômetro rodado.

A motorização é a mesma existente no Stralis Hi-Way europeu, com motores FPT de 9, 11 e 13 litros (que vão de 330 a 570 cavalos) e com transmissão automatizada Hi-Tronix da ZF e embreagem eletrônica. Mesmo a cabine sendo totalmente nova, o S-Way mantém o freio de mão manual e espelhos retrovisores.

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).