Kenworth comemora 100 anos e lança duas séries especiais

1880

A Kenworth completou 100 anos. Por essa razão, a marca promete algumas celebrações durante 2023. Nesse sentido, a fabricante de caminhões norte-americana lança naquele mercado duas séries alusivas à data. Trata-se do Kenworth W900 e T680.

A marca, pertence ao Grupo Paccar, junto com DAF e Peterbilt. E contabiliza mais de 1,3 milhão de caminhões vendidos.

Para continuar nessa trajetória de sucesso, o fabricante ainda informa que os brutões são limitados a 900 unidades. Todas numeradas de 001 a 900. Assim, o primeiro deles, o Kenworth W900 Limited Edition, chega em três configurações de cabine.

A Sleeper que, como o nome sugere, é uma cabine leito e com 2.180 mm de altura. Já a Flat Top, também leito, tem 1.828 mm. Por fim, a Day Cab, com cabine estendida, destina-se às atividades diurnas. Por isso, dispensa o leito.

Símbolos da edição especial

Ademais, há outras características internas atribuídas à edição especial. Como, por exemplo, o volante com detalhes que simbolizam os 100 anos da Kenworth. Do mesmo modo, o exclusivo material do painel de metal escovado. Além disso, o logotipo do centenário é estampado nas portas e soleiras.

Por fora, o caminhão chega com faixas exclusivas. Afinal, trata-se de uma edição exclusiva. Além disso, destaque para o escapamento vertical, de cada lado do veículo. O que traz o elemento clássico ao veículo.

Atrás do capô há um motor Paccar MX-13, de 13 litros. E desenvolve potência de 510 cv e torque de 130 mkgf de torque. Esse motor é combinado a uma transmissão, também da Paccar, automatizada de 12 velocidades.

Vale lembrar que o Kenworth W900 é um clássico, lançado na década de 1960. E que ganhou várias evoluções ao longo da sua trajetória.

Kenworth comemora 100
Kenworth comemora seu centenário lançando dois caminhões séries especiais

“O Kenworth W900 é um caminhão clássico e icônico na indústria. Mas que ainda é admirado. E chama a atenção nas estradas e em feiras de caminhões”, diz Jim Walenczak, gerente geral de vendas e marketing da Kenworth.

Kenworth T680

Por sua vez, o T680 chega com um desenho mais moderno. Na versão com cabine teto alto, de 1.930 mm de altura, e também leito. A bordo, o acabamento conta com elementos preto e vermelho. Como o banco do motorista com acabamento de couro.

Ademais, o modelo também traz símbolos com alusão ao centenário do fabricante. Assim como o painel de metal escovado.

O motor do pesado também é Paccar, MX-13 de 13 litros e seis cilindros em linha. Porém, conta com versões de potência de 405 e 510 cv. Com torque entre 109 e 130 mkgf.

Pinturas exclusivas

A Kenworth também apresenta quatro cores exclusivas disponíveis para os caminhões Kenworth da linha 2023. Mas a novidade vale para as linhas de caminhões médios e pesados. As cores são Century Platinum (prata), Century Black Red (preto com vermelho), Century Red (vermelho) e Century Gold (dourado).

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).