A Iveco lançou neste mês de abril a sua linha de caminhões 2017, com novas versões para as famílias Daily, Tector, Stralis e Hi-Way.
DAILY
Na linha Daily, a novidade fica por conta do novo Daily 40S14, com motor FTP FIC WG de 3 litros, 146 cv e 350 Nm (35,7 mkgf) de torque. Ele será vendido pelo mesmo preço do 35S14 e a vantagem está na sua maior capacidade de carga de 4 t de PBT, 500 kg a mais que o irmão menor. O 35S14 continuará no catálogo para atender regiões que tem restrição de acesso de caminhões mais de 3.500 kg. Com isso, o modelo 40S17 (com motor de 170 cv) sai de linha. A gama continua com as opções do 55C17 (5.500 kg de PBT) e o 70C17 (7 t de PBT).
TECTOR
Na linha Tector, uma das novidades é o 170E21, com ganho de 150 kg na sua capacidade de carga graças à redução de peso do veículo, que traz nova suspensão de cabine com coxim/mola, no lugar de coxim/coxim. Outro aperfeiçoamento foi feito na caixa de marchas, que teve varão substituído por cabo, com o objetivo de as trocas de marchas mais leves.
Na categoria de trucados (6×2), a linha 2017 ganha o Tector 240E30, com novo motor de FTP NEF 6 ID de 6 cilindros, 6,7 litros, 300 cv de potência e 1.050 Nm (107 mkgf) de torque. Este motor substitui o de 5,9 litros. O novo modelo foca transportadores que utilizam o semipesado mais para o transporte rodoviário de maiores distâncias do que no uso urbano.
Outra novidade é o 8×2, uma tendência de preferência que vem crescendo no Brasil por sua maior capacidade de carga em até 6 mil a mais de carga no PBT, chegando ao total de PTB técnico de 31 toneladas (no uso fora de estrada) e 29 toneladas pela Lei da Balança. São dois novos modelos da Iveco que chegam nessa categoria que já representa 20% das vendas de caminhões semipesados. Trata-se dos Tector 310E28 (com motor de 280 cv) e 310E30 (com motor de 300 cv). Assim como em todos os modelos 8×2, o eixo extra é o segundo direcional com suspensor pneumático para evitar o gasto de pneus e combustível quando o caminhão está vazio.
A Iveco também está reforçando a sua oferta de produtos vocacionais, com o Tector Coleta, tendo como base o modelo 170E28, e o Tector Construção, baseado no 260E20.
STRALIS E HI-WAY
Na família de pesados, os aperfeiçoamentos foram feitos nos modelos Stralis 440 e Hi-Way 440 e 480. A linha Hi-Way é a gama premium do Stralis, com mais equipamentos e acabamento superior. Os motores desses caminhões passaram por modificações técnicas para ganho de torque e, consequentemente, melhoria do desempenho e redução do consumo de diesel, um dos pontos fraco do modelo e agora corrigido.
Os motores receberam nova turbina, novo coletor de escape, novo volante do motor e o aumento da eficiência do sistema de arrefecimento, além de nova calibração geral do motor e caixa. Na linha Hi-Way, o trem de força recebeu nova função com foco na economia de combustível. Trata-se da função modo econômico acionado pela tecla ECO no painel.
Outra mudança a troca dos eixos trativos dos Stralis e Hi-Way 4×2 e 6×2, o MS 18X da Meritor. Eles contam com coroa e pinhão forjados, além da utilização de solda a laser para a fixação das peças internas, o que aumenta a resistência. Veja todas essas novidades em mais detalhes em uma reportagem de 10 páginas que será publicada na edição de maio da revista TRANSPORTE MUNDIAL.