A Daimler Trucks, que controla a marca Mercedes-Benz, está estudando quais são os efeitos biológicos da luz sobre o bem-estar do motorista. Um total de oito motoristas passaram por testes na escuridão da noite do Círculo Polar Ártico, na Finlândia. Testes aferidos com equipamentos de medicina mostram resultados surpreendente com os motoristas, e medições com o FleetBoard mostram melhora do desempenho do caminhão Mercedes-Benz New Actros.
Para os testes, os caminhoneiros alternaram duas semanas de trabalho em uma cabine de caminhão com iluminação convencional e por mais uma semana em uma cabine com um módulo chamado de Daylight +, que simula o fornecimento de luz diurna.
Siegfried Rothe, do departamento de pesquisa da Daimler Trucks, definiu a seguinte afirmação como uma hipótese de trabalho: “projetamos uma série de experimentos para obter resultados válidos por meio da aplicação de luz biologicamente efeitva com um comprimento de onda entre 460 e 490 nanômetros”.
Terapia da luz
As pessoas, geralmente, podem perceber a falta de luz, mas nunca param para pensar sobre os seus efeitos e nos também em fatores como a mudança da luz do dia para a noite e nas mudanças de estações. Por muitos anos, os cientistas têm pesquisa as complexas relações entre a disponibilidade de luz biologicamente eficaz e os estados físico e mental dos seres humanos. Vários problemas de saúde relacionados foram definidos, por exemplo, resultar em mau humor, desempenho reduzido e falta de motivação. Terapia de luz é um método padrão de tratamento desses sintomas.
A idéia para Daylight + surgiu durante o curso de uma série de experiências no laboratório do sono na universidade de Regensburg. Siegfried Rothe, pesquisador da Daimler, está envolvido em diversos projetos para ajudar a melhorar as condições de trabalho e de vida dos caminhoneiros e, portanto, melhorar a imagem dessa ocupação. Ele posteriormente determinou que, devido, principalmente à forma de contorno de uma cabina de caminhão convencional, apenas uma percentagem relativamente de baixa de luz natural atinge os receptores leves do condutor. Esse resultado levou Rothe a pensar em soluções potenciais. A condição subjetiva de todos os sujeitos testados melhorou significativamente sob a influência de uma dose adicional de luz, independentemente da hora do dia. Outro resultado provou ser surpreendente: os pilotos de teste com mais luz do dia na cabine dirigiram mais economicamente.
Dados de desempenho
Durante os experimentos na Finlândia, os motoristas de teste foram comparados somente contra si mesmos. Isto é, os experimentos examinaram como o desempenho de um condutor muda quando eles são expostos a luz diurna biologicamente efetiva adicional sob condições claramente definidas. A dose extra tomou três formas envolvendo diferentes intensidades:
- Luz constante durante a condução, pelo que a intensidade foi ajustada para o nível de luz exterior.
- Um banho de luz intensa de intensidade máxima durante os testes antes e depois da condução.
- Luz quando reclinado, igualmente da intensidade máxima, durante rupturas quando o motorista relaxa em seu assento, que foi posicionado para um nap de poder.
Durante a noite, os pilotos do teste dormiram em um caminhão normalmente escurecido. A equipe documentou os resultados dos testes com o apoio do cooinvestigador Dr. Michael Schrauf e o uso de eletroencefalografia (EEG), eletrocardiograma (ECG) e eletro-oculografia (EOG) e outras medidas fisiológicas, bem como amostras de saliva (para verificar os níveis de sono hormonal melatonina). O estado mental e o desempenho profissional, que estão intimamente relacionados, foram examinados utilizando procedimentos de teste psicológicos padronizados (testes de atenção e reação sustentados no computador) e registrando dados do veículo por meio do sistema telemático FleetBoard.
Espaço na cabine ficou mais agradável
No final dos ciclos de duas semanas, os condutores individuais foram entrevistados, tendo previamente registado as suas impressões subjetivas. Richard Schneider e Philippe Strasser, dois motoristas de teste de caminhão para a Daimler, passaram um tempo no Círculo Ártico na época mais escura do ano, pouco antes do inverno. Ambos expressaram entusiasmo pela Daylight + separadamente. Os comentários dos motoristas de teste de caminhão também forneceram uma nova visão para Siegfried Rothe. Os motoristas relataram consistentemente que eles perceberam o espaço dentro da cabina para ser consideravelmente mais agradável com a iluminação adicional.
“Ao projetar a série de testes, nós nem sequer consideramos que o espaço pode parecer maior”, admitiu o chefe do experimento. Rothe estima que levará vários meses para examinar e analisar os dados extensivos da série de experiências conduzidas no Círculo Polar Ártico. “Só então poderemos fazer uma recomendação sobre se as descobertas dos testes devem levar a mudanças no design da iluminação da cabine.”