“60 Anos só se faz uma vez e, mesmo dentro dessa gigantesca crise, não poderíamos deixar essa data em branco”, disse Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO da empresa na América Latina durante a comemoração dos 60 anos de instalação da fábrica em São Bernardo do Campo (SP). A data de inauguração da empresa no país é 28 de setembro, porém, a montadora comemora de 28 de abril a 5 de maio com imprensa, personalidades, clientes, funcionários e fornecedores.
Para receber os convidados, que podem chegar a 10 mil pessoas considerando todos os públicos, a empresa montou uma estrutura com show performático e de imagens projetadas em uma gigantesca tela, test-drive, showroom com produtos, exposição de dois ônibus e dois caminhões símbolos do início da história da empresa no país e visita à fábrica.
O primeiro dia do evento foi com jornalistas que cobrem o setor automotivo e não faltou mensagem de preocupação e esperança. “Esperamos um governo competente para reverter essa crise que está gerando um desemprego em dimensões continentais no país, mas nós confiámos que o Brasil pode voltar a crescer e o mercado de caminhões aos patamares de 2011. Por isso, mantemos o nosso investimento, até mesmo, porque temos 60 anos de história de sucesso aqui”, acrescentou.
Para a comemoração, veio a diretoria da Alemanha, em destaque Wolfgang Bernhard, membro do conselho de administração da Daimler Group e responsável pela Daimler Trucks e Bus, e Stefan Buchner, presidente mundial da Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus.
Confiante que o Brasil irá superar a atual crise, Bernard declarou: “Pensamos em longo prazo, por isso mantemos os investimentos no país”. No momento, a empresa faz um investimento de R$ 730 milhões na operação nacional de veículos comerciais. O passado foi lembrado, com os caminhões ícones de vendas, como L 1113 e 710, e os ônibus LPO 1113 e o OF 1721, mas os executivos chamaram mais a atenção para o futuro.
Para simbolizar isso, a empresa trouxe da Alemanha o Caminhão do Futuro, um modelo autônomo com produção prevista para 2025. Este modelo foi tema de capa da revista TRANSPORTE MUNDIAL edição 136 (outubro de 2014).
No evento, Bernhard destacou também o comboio eletrônico que teve estreia mundial em março deste ano e foi também tema de capa da edição 152 (abril deste ano) da TRANSPORTE MUNDIAL.
Nos próximos dias voltaremos com mais reportagens sobre o marco de 60 Anos da Mercedes-Benz no Brasil.