Mercedes que não vingou no Brasil é sucesso nos EUA

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Metris, a van média da Mercedes-Benz  para o mercado norte-americano, conhecida com Vito na Europa e na América do Sul, tem saboreado nos Estados Unidos o sucesso que não conseguiu obter no Brasil e a Argentina, país onde a van foi produzida 2015 e 2018 na mesma unidade que até hoje fabrica a linha Sprinter.

Produzido na Espanha, com possibilidades de ser fabricado nos EUA, dependendo do volume de vendas, o veículo conta com itens que não chegaram a ser disponibilizados no mercado brasileiro.

Assistente de vento lateral e sistema que alerta do motorista ao detectar sinais de sonolência (itens presentes na nova Sprinter vendida que será vendida no Brasil a partir de abril próximo) são alguns exemplos.

Já para a nova linha Metris 2021, que será comercializada esse ano, são esperados transmissão automática de 9 velocidades, alerta de colisão e frenagem automática.

Outros equipamentos previstos para a nova versão são espelho retrovisor digital que mostra imagem da câmera de ré, controle de cruzeiro adaptativo que automaticamente coloca a van no mesmo ritmo do tráfego, além de assistente de ponto cego.

 A lista de atualização inclui também tela touch screen de 7 polegadas e mudanças no design e melhorias internas tanto na versão de carga quanto de passageiros.

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Nissan NV Cargo é um dos principais concorrentes que atuam no mesmo nicho de mercado da van da Mercedes-Benz

Menor que as vans da família Sprinter e Ford Transit, e maior do que os principais concorrentes – Ford Transit Connect e o Nissan NV 200, o Metris com seus 5.140m de comprimento e 5.182 metros cúbicos para carga e  capacidade para transportar até 1.100kg de carga útil  surfa praticamente sozinho no mercado em seu segmento no País.

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Maior que a van Mercedes-Benz Metris, o Ford Transit concorre diretamente com a Sprinter no mercado norte-americano

Seu nicho de mercado está nas empresas que precisam de veículo maior que os seus concorrentes, porém não tão grande quanto a Sprinter, Transit ou outros modelos da mesma categoria, vistos como caminhões. Ano passado, as vendas do Metris nos Estados Unidos atingiram 7.956 unidades, uma alta de 9% em relação ao resultado de 2018.  

 Falhou no Brasil

Apesar de ser um veículo comercial com PBT de 3.050kg, sendo 1.225 kg de carga líquida, e versátil em razão de seu tamanho, o que lhe garante diversas vantagens em diferentes aplicações, o Vito não pegou no mercado brasileiro. Lançado aqui no segundo semestre de 2015 para disputar uma fatia do espaço deixado pela Kombi, começou a ser vendido em dezembro daquele ano deixou de ser comercializado em 2018.

A Mercedes-Benz apostava na versatilidade do furgão Vito como o veículo ideal para diversas aplicações, principalmente naquelas em que os modelos Sprinter encontram restrições de altura por serem de maior porte. O leque de clientes para o produto incluía transportadores autônomos, micro, pequenas e médias empresas, além de outros tipos de empreendedores.

No primeiro mês de vendas, em dezembro de 2015, foram negociadas 115 unidades.  O preço sugerido no País era R$ 104.980,00, sem aparelho de ar-condicionado, com o qual havia acréscimo de R$ 5.000. Entre as suposições que levaram a Mercedes-Benz a deixar de vender o veículo no Brasil constam preço alto e falta de equipamentos, mas o  fato é que apenas após três anos no mercado o baixo volume de vendas levou à interrupção da produção na Argentina e das vendas no mercado brasileiro.