Muitos analistas econômicos utilizam a indústria de embalagem para medir o “humor” da indústria de bens de consumo. No caso da indústria de caminhões, um bom medidor, não o único, pode ser a da indústria de componentes.

Em recente encontro com executivos da Meritor, principal fornecedora de eixos e sistemas de tração de veículos comerciais, podemos conhecer um pouco de como anda o planejamento para este e o próximo ano do mercado de eixos, tanto para os fabricantes, como para o mercado de reposição para manutenção da frota de 2,7 milhões de caminhões e 600 mil ônibus em circulação no Brasil, segundo dados de registros do RENAVAM.

A ocasião do encontro foi em função da aposentaria do diretor-geral Silvio Barros, há 18 anos no comando de uma das empresas mais inovadoras em termos de eixos e sistemas de tração. E da Meritor, por exemplo, o eixo Detachable Tandem, que possibilita o desengate de um dos eixos de tração na configuração 6×4, permitindo o caminhão rodar como 4×2 e consequente economia de combustível e pneus.

A missão agora para dar continuidade em inovação e crescimento é do economista Adalberto Momi, até então, diretor financeiro na mesma companhia há 30 anos e 40 anos de experiência acumulada no setor automotivo. Segundo Momi, outras inovações serão anunciadas em breve.

Nós, da TRANSPORTE MUNDIAL, apostamos em uma nova marca de peças para o mercado de reposição, mas o executivo também adiantou que a matriz já trabalha com eixo com motor elétrico para a atender a futura, mas breve demanda por veículos elétricos.

Para Momi, mesmo diante da atual grave crise econômica e política, a empresa vê a retomada do mercado de caminhões. A empresa vê crescimento na encomenda de eixos por parte das montadoras e espera crescer 10% este ano e mais 15% em 2018. O novo diretor-geral da Meritor disse que a companhia tem planos ambiciosos para crescer no mercado de reposição.

“Este ano, este segmento já representa cerca de 12% do faturamento da empresa e deverá chegar a 15%. Nos próximos três, vamos investir para que represente de 25% a 30%, porém, será um difícil pois acreditamos que o mercado de caminhões voltará a crescer e, dessa forma, também aumenta a base de comparação”, explica Momi.

A Meritor fornece eixos para todas as marcas de caminhões presentes no Brasil, exceto a Scania que produz os próprios eixos, mas, mesmo assim, compra componentes deles. A Mercedes-Benz fabrica a maior dos seus eixos, porém, para alguns modelos de caminhões e ônibus, ela adquire da Meritor.

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).