Apesar da Mercedes-Benz dizer que o New Actros chegaria ao Brasil após a entrada em vigor da fase P8 do Proconve (Euro 6, ainda sem previsão de data), o leitor Marcos Viecili, seguidor do site Autossegredos, flagrou a nova geração do modelo em testes em Rondonópolis (MT). Tudo indica que a engenharia de São Bernardo do Campo está trabalhando a todo vapor para lançar esta novidade para o transportador brasileiro, já que seria um veículo mais capacitado para competir em um terreno dominado pela Volvo e Scania. E, com certeza, não será após a entrada em vigor do Euro 6 por aqui, pois isso está muito longe de acontecer. Portanto, podemos esperar por novidades, mas só não sabemos quando ainda.
Actros no Brasil
Aqui, a geração anterior (para os europeus) do Actros começou a dar seus primeiros passos em 2008, e as vendas se restringiam às versões fora de estrada. Em 2010, a Mercedes começou a trazer, por importação, duas versões rodoviárias. Na época, anunciou que em 2012 daria início a produção local dos veículos 2546 6×2 e 2646 6×4. Já com o início da produção local, em 2012, após investimentos da ordem de 450 milhões na fabrica de Juiz de Fora (MG), os Actros 2546 e 2646 foram adaptados às condições brasileiras.
New Actros na Europa
A nova geração foi lançada para o mercado europeu em 2012 e possui design mais moderno, cabine GigaSpace com altura de 2,13 m, 900 litros de carga e tecnologias que prometem reduzir o consumo de combustível, aumentando sua eficiência operacional e um pacote muito avançado de equipamentos de segurança. O propulsor do modelo é o OM471 de 13 litros, com seis cilindros em linha e potências que variam entre 421 cv a 510 cv.
Agradecemos ao site Autossegredos pela cesão da imagem do New Actros em teste no Brasil.