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A projeção para vendas de caminhões em 2021, segundo a Anfavea (associação dos fabricantes) é de 101 mil unidades, um crescimento de 13%. A avaliação leva em consideração o cenário desafiador causado pela Covid-19 e econômicos devido aos problemas políticos, fragilidade do mercado de trabalho, endividamento do Estado e aumento da carga tributária.
“Nunca foi tão difícil projetar os resultados de um ano, pois temos uma neblina à nossa frente desde março, quando começou a pandemia”, explica Luiz Carlos Moraes. Infelizmente, observamos uma segunda onda de covid-19 em países do hemisfério norte, que parece ter chegado também ao Brasil. E sabemos que uma imunização pela vacina será um processo demorado, que tomará quase todo o ano, impedindo uma retomada mais rápida da nossa economia. Some-se a isso a pressão de custos e as necessidades urgentes de reformas, e temos diante de nós um quadro que ainda inspira muita cautela nas nossas previsões”, resume o Presidente da Anfavea.
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O Programa de Etiquetagem Veicular foi estabelecido pela portaria n.º 374 do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), que regulamenta alguns dos requisitos para adesão das montadoras de caminhões ao Programa Rota 2030, ação governamental de incentivo à inovação e desenvolvimento tecnológico na indústria automotiva. As etiquetas dos caminhões Volvo estão disponíveis junto às fichas técnicas de cada modelo no site da marca – volvotrucks.com.br . “A Etiquetagem Veicular traz informações de desempenho dos veículos considerando atributos de segurança ativa e passiva. O objetivo é auxiliar os transportadores na escolha mais consciente de seus caminhões”, afirma Alexandre Parker, diretor de responsabilidade corporativa e institucional da Volvo.
Segundo a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO), ela é a líder no fornecimento de caminhões para o setor eletricitário, com 45% das vendas. Para aquecer ainda mais esse relacionamento e estudar as tendências e demandas do segmento, ela reuniu formadores de opinião e implementadoras do setor da eletricidade na fábrica de Resende (RJ) para discutir o futuro dos veículos para esse perfil de cliente. Já que o novo Constellation 15.190 4×4 foi um dos modelos escolhidos para os visitantes fazerem test-drive, será que vai ser um novo Delivery 4×4 ou cabine dupla esteve na pauta?
Controle de estabilidade
Obrigatório na Europa há alguns, o controle de estabilidade somente começará ser no Brasil a partir de 2020 de forma progressiva até 2024. No caso de carretas, é muito importante que a tecnologia seja também para os implementos rodoviários.
Peças clássicas
Para caminhões com mais de cinco anos de uso, a Volvo conta com a linha de “peças clássicas” que está sendo ampliada para mais de 400 itens. Segundo o gerente de pós-vendas da Volvo, Carlos Banzzatto, os preços dos componentes dessa linha são até 40% mais baratos.
Gaúcho Diesel
A Mercedes-Benz e o Grupo Apomedil inauguraram na cidade de Santa Cruz do Sul (RS) um novas instalações da concessionária Gaúcho Diesel. Fica localizado na rua 31 de Outubro, 15. Com 130 mil habitantes, a cidade é a quinta maior economia gaúcha. Após esse investimento, Dirceu Weiand, diretor da Gaúcho Diesel, espera aumentar as vendas de caminhões em 10%, de ônibus e Sprinter em 20% e de peças e serviços em 10%.
Empregos na indústria de implemento
O aumento das vendas de implementos rodoviários — somente nos três primeiros meses deste ano foi de 45% — tem refletido também na criação de empregos. Em 2016 eram 38 mil pessoas em toda a indústria e agora são 45 mil trabalhadores diretos, um crescimento de 18,4%. Antes da crise, em 2013, era 75 mil pessoas.
Automec com Nelsinho Piquet
Quem é fã do piloto Nelsinho Piquet poderá pegar bonés autografados dele no dia 23 na Automec a partir das 17h no estande da Texaco. A 14ª Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços ocorre até o dia 27 de abril no São Paulo Expo. Importante fazer o credenciamento antes pela internet.
Pêssego Transportes
Com objetivo de renovar a frota, a Pêssego Transportes, empresa que atua no transporte público de São Paulo, programou a compra de 50 ônibus Volksbus por meio da Apta Caminhões e Ônibus, concessionária VWCO de São Bernardo do Campo (SP). Já foram faturados 16 unidades — sete do modelo Volksbus 9.160 OD com carroceria Neobus Thunder+ e nove do 17.230 com carroceria Caio Apache Vip. Os modelos dos ônibus devem atender aos requisitos obrigatórios para operar no sistema como ar-condicionado, acessibilidade, janelas com vidros colados, bloqueio das portas e tecnologias menos poluentes. O restante da encomenda será entregue até setembro.