A partir de 1º de dezembro, a Daimler Truck começa nova trajetória totalmente independente do Grupo Daimler AG, da qual era subordinada. Com isso, todos os funcionários dos segmentos de caminhões e ônibus estão com os e-mail alterados de [email protected] para [email protected] em todo o mundo. Por causa da separação, parte dos veículos comerciais históricos no Museu Mercedes-Benz em Stuttgart, na Alemanha, também estão de mudança para um novo espaço em Wörth, cidade na Alemanha onde fica a maior fábrica da Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus. Veja galeria de fotos no final deste texto.
Para este propósito, um comboio de carregadores e caminhões históricos e ônibus viajou da área de Stuttgart para o Centro de Informações de Aplicação (BIC) da fábrica de caminhões da Mercedes-Benz em Wörth am Rhein. Os caminhões históricos incluíam um Mercedes-Benz LP 333 de 1960 (conhecido como “milípede” devido aos seus dois eixos dianteiros direcionais) e um Mercedes-Benz LP 608 que foi o primeiro caminhão produzido na fábrica inaugurada de Wörth em 1965. No futuro, o Daimler Truck abrigará principalmente sua coleção de exposições históricas perto de seus locais de caminhões e ônibus. Material de arquivo adicional e exibições serão realocados nas próximas semanas.
A coleção da Daimler Truck abrange cerca de 130 veículos, dos quais cerca de 30 estavam anteriormente localizados em Stuttgart e arredores. Esta coleção também inclui trens de força, peças e acessórios dos 125 anos de história dos caminhões da empresa. Os arquivos da Daimler Truck estavam anteriormente distribuídos em mais de 160 metros quadrados de espaço de armazenamento. Os documentos ocuparam mais de 2.000 metros de prateleiras em vários níveis. O material de arquivo inclui 2.600 rolos de filme e 600 fitas magnéticas que contêm mais de 1.000 horas de imagens históricas em movimento.
Museu da Mercedes-Benz segue para a história compartilhada
Até agora, os veículos clássicos e o arquivo da Daimler AG eram gerenciados centralmente em Stuttgart. Após a divisão corporativa, o arquivo analógico do Grupo para tópicos abrangentes e abrangentes de toda a empresa antes da separação permanecerá em Stuttgart, junto com o arquivo para carros e vans. O Museu Mercedes-Benz em Stuttgart continuará a ser o principal local acessível ao público para a história compartilhada da empresa, incluindo caminhões e ônibus.
Até agora, as exibições de caminhões e ônibus estavam hospedadas em quatro locais principais: o Museu Mercedes-Benz em Untertürkheim, a fábrica de caminhões em Wörth e dois armazéns perto de Wörth e Stuttgart. Caminhões e ônibus também estão localizados em várias outras instalações da empresa e como empréstimos para exposições em vários museus internacionais.
A coleção inclui exposições históricas
O item de colecionador mais antigo da Daimler Truck é um Daimler Motor-Lastwagen original de 1898. Outro destaque é uma réplica do primeiro Daimler Motor-Lastwagen de 1896. A exibição mais rápida é um caminhão de corrida Atego construído em 2000. Tem 1.500 hp e uma velocidade máxima de 200 quilômetros por hora. Além das exposições dos primeiros dias da produção de veículos comerciais, a coleção também contém vários veículos-conceito voltados para o futuro.
Funcionários de caminhões e ônibus, bem como de carros e vans, continuarão a poder usar o arquivo digital no futuro, assim como historiadores, representantes da mídia e outras pessoas interessadas. As coleções digitais relativas à história da Daimler que são de natureza abrangente ou que não podem ser atribuídas especificamente a uma ou outra empresa serão acessíveis por meio de ambas as empresas.
Visão geral do primeiro lote de veículos transferidos
Junto com o material de arquivo, a transferência inicial também envolveu o transporte dos seguintes veículos comerciais históricos de Stuttgart para Wörth: um ônibus panorâmico Mercedes-Benz O 321 H (1962), um Mercedes-Benz L 1500 com um gerador a gás de lenha (1937 ), Unimog 70200 No. 2 (Gebr. Boehringer, 1946), e um trator a diesel Mercedes-Benz OE (1926). Estes veículos foram transportados por dois Mercedes-Benz Actros e um Unimog U530 da atual gama de caminhões Mercedes-Benz. Eles foram acompanhados por um rally Unimog U400, que havia sido usado como veículo de serviço durante o Rally Paris-Dakar em 2006.
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