Em uma edição especial, pedimos para algumas empresas realizarem análises sobre as perspectivas para o futuro de tecnologias que serão desenvolvidas para atender o setor de transporte, além de um pouco sobre como evolui até o tempo atual. Uma dessas empresas foi a Goodyear.
A Goodyear completou 100 anos em 2019 no Brasil, portanto, está há 103 anos no País. É uma empresa que entende os brasileiros e pensa no futuro do transporte com desenvolvimento de novas tecnologias que permitam gerar mais benefícios e serviços aos clientes.
No mercado de veículos comerciais, os desenvolvimentos estão preparados para atender, por exemplo, um futuro com veículos elétricos. “Sempre mantemos os olhos voltados a entregar um portfólio que alia desempenho e durabilidade para os motoristas e frotistas, que têm em nossas linhas de pneus, modelos evoluindo em quilômetros rodados e em número de recapagens”, ressalta Eduardo Gualberto, diretor de Pneus Comerciais da Goodyear.
No mercado de veículos comerciais, os desenvolvimentos estão preparados para atender, por exemplo, um futuro com veículos elétricos. “Sempre mantemos os olhos voltados a entregar um portfólio que alia desempenho e durabilidade para os motoristas e frotistas, que têm em nossas linhas de pneus, modelos evoluindo em quilômetros rodados e em número de recapagens”, ressalta Eduardo Gualberto, diretor de Pneus Comerciais da Goodyear.
Premiações recentes
A Goodyear foi premiada pelo Grupo Paccar pela excelência no fornecimento de pneus para a fábrica da DAF Caminhões, em Ponta Grossa (PR). Outro prêmio foi o recebido pela Caterpillar, pela 11ª vez pelo nível mais alto entre os fornecedores, na categoria Platinum.
Leia mais sobre a Goodyear e sua história:
No período de mais de 100 anos em que a Goodyear está presente no Brasil (completados em 2019), a empresa atuou em inúmeros movimentos que mudaram a indústria automotiva e a própria mobilidade. Com o mundo e a sociedade em constante transformação, a Goodyear considera em sua estratégia um movimento em direção às inovações, perseguindo alta performance e alta qualidade, com atenção constante para o desenvolvimento de grandes tecnologias.
Com essa longa trajetória de sucesso, presença em mais de 150 países e contando com cerca de 72 mil colaboradores, a Goodyear atua com foco nas demandas de seus clientes dos mais variados estilos. Na divisão de pneus para veículos comerciais, o portfólio engloba pneus para várias aplicações, como: Longa Distância, Regional, Regional Severo, Urbano, Misto e Fora de Estrada. Para esse mercado, destaque para a linha Max Series™, que inclui pneus de alta tecnologia e desempenho para caminhões e ônibus, e estão disponíveis em todo o país através de uma grande e extensa rede de revendedores e recapadores, devidamente treinada para atender às demandas dos nossos clientes.
Já para o futuro, a Goodyear segue atenta às demandas do mundo moderno, com desenvolvimento de novas tecnologias que permitem gerar mais benefícios e serviços aos clientes. No mercado de veículos comerciais, os desenvolvimentos estão preparados para atender, por exemplo, um futuro com veículos elétricos. “Sempre mantemos os olhos voltados a entregar um portfólio que alia desempenho e durabilidade para os motoristas e frotistas, que têm em nossas linhas de pneus, modelos evoluindo em quilômetros rodados e em número de recapagens”, ressalta Eduardo Gualberto, Diretor de Pneus Comerciais da Goodyear.
É com esse foco na parceria com os motoristas e frotistas que a Goodyear enxerga o futuro e visa evoluir em serviços e diferenciais nos produtos para os clientes.
“Nestes anos da Goodyear no Brasil, investimos esforços para o desenvolvimento de inovações que auxiliem os empresários do transporte a efetuar uma gestão mais assertiva dos pneus e, consequentemente, os apoiamos na melhoria da performance de seus negócios”, complementa Gualberto.
-
Há um contraste quase inimaginável entre a fabricação de pneus nos primeiros dias da Goodyear Tire & Rubber Company e as fábricas altamente técnicas operadas por computador que produzem os pneus Goodyear de hoje. A produção de pneus para automóveis começou em 1899 e em 1916 a Goodyear era a maior empresa de pneus e borracha do mundo -
Futuro: pneu “não pneumático”, o Goodyear TurfCommand com Tecnologia DuraWeb™
Linha do tempo e fatos marcantes da trajetória da Goodyear no Brasil
1919 — Início das atividades da Goodyear no Brasil, com o primeiro escritório de vendas no País, localizado no Rio de Janeiro, que contava com um armazém para pneus importados
1927 — A Goodyear trouxe ao País inovações como os pneus Balão e Double Eagle. Ambos eram fabricados com tecido Supertwist.
1933 — Lançamento do Airwheel, pneu de avião de baixa pressão para facilitar decolagens e aterrissagens em campos arenosos ou ásperos
1938 — Adoção do raiom no lugar do algodão nas lonas dos pneus
1939 — Inauguração da primeira fábrica no Brasil, no bairro do Belenzinho, em São Paulo, já desativada.
1941 — Lançamento do G-100, um dos primeiros modelos fabricados no Brasil, com banda de rodagem que durava 33% mais em relação ao modelo anterior. Nessa mesma época, a Goodyear começava a concentrar esforços em pneus para veículos pesados.
1943 — Início da produção de pneus de aviação
1946 — Marca do primeiro milhão de pneus fabricado no Brasil
1954 — Lançamento do famoso pneu Papaléguas, voltado aos profissionais de transporte
1955 — Criação do Super Cushion, primeiro pneu sem câmara
1966 — Lançamento do G8, pneu com bordas arredondadas para tração extra em qualquer tipo de terreno e maior segurança nas curvas
1970 — Lançamento do G800, que iniciou a era dos pneus radiais. Lançamento ainda da linha Unisteel de pneus radiais para o segmento de pesados.
1973 — Inauguração da fábrica de Americana, em São Paulo.
1978 — Lançamento dos pneus radiais de aço para caminhões e ônibus.
1988 — G800 muda de nome para Grand Prix S.
1998 — Início dos voos do dirigível Spirit of the Americas no Brasil
2000 — Inauguração da fábrica de materiais para recauchutagem em Santa Bárbara, São Paulo
2012 — Anúncio da expansão e modernização da fábrica de Americana, com investimento de aproximadamente US$ 200 milhões
2018 — Goodyear participa do Salão do Automóvel de São Paulo como o pneu oficial do evento e traz dois pneus conceito ao Brasil: Eagle 360 Urban e Oxygene.
2019 — Comemoração do centenário da Goodyear no Brasil
Goodyear do Brasil
A Goodyear é fabricante global de pneus para automóveis, vans, picapes, SUVs, caminhões e ônibus, além de pneus para aviação. Com 72 mil colaboradores, presente em mais de 150 países e com 57 fábricas ao redor do mundo, a companhia está no Brasil há mais de 100 anos, onde possui duas unidades industriais, sendo uma em Americana (SP), dedicada à fabricação de pneus, e outra em Santa Bárbara d’Oeste (SP), destinada à produção de materiais de recapagem para pneus de caminhões e ônibus e de recauchutagem para pneus de aviação. A operação brasileira ainda conta com uma rede de revendedores oficiais e cerca de 1.000 pontos de venda em todo o território nacional.
-
Este caminhão de transporte de 240 toneladas com pneus 40.00R57 -
Dentro de cada um dos seis pneus 40.00R57 do caminhão há um sensor de pneu inteligente leve de 3 diâmetros e 1,3 de espessura. Mais ou menos do tamanho de um disco de hóquei, o sensor mede a temperatura e a pressão da cavidade e transmite dados a cada três minutos para uma central de gerenciamento
-
O mecanismo Air Maintenance Technology (AMT) da Goodyear Tire & Rubber Company permite que os pneus mantenham a pressão ideal e constante sem o uso de bombas externas, eletrônica e intervenção do motorista -