Em uma edição especial, pedimos para algumas empresas realizarem análises sobre as perspectivas para o futuro de tecnologias que serão desenvolvidas para atender o setor de transporte, além de um pouco sobre como evolui até o tempo atual. Uma dessas empresas foi a Goodyear

A Goodyear completou 100 anos em 2019 no Brasil, portanto, está há 103 anos no País. É uma empresa que entende os brasileiros e pensa no futuro do transporte com desenvolvimento de novas tecnologias que permitam gerar mais benefícios e serviços aos clientes.  

No mercado de veículos comerciais, os desenvolvimentos estão preparados para atender, por exemplo, um futuro com veículos elétricos. “Sempre mantemos os olhos voltados a entregar um portfólio que alia desempenho e durabilidade para os motoristas e frotistas, que têm em nossas linhas de pneus, modelos evoluindo em quilômetros rodados e em número de recapagens”, ressalta Eduardo Gualberto, diretor de Pneus Comerciais da Goodyear.  

Eduardo Gualberto
Eduardo Gualberto, diretor de Pneus Comerciais da Goodyear

No mercado de veículos comerciais, os desenvolvimentos estão preparados para atender, por exemplo, um futuro com veículos elétricos. “Sempre mantemos os olhos voltados a entregar um portfólio que alia desempenho e durabilidade para os motoristas e frotistas, que têm em nossas linhas de pneus, modelos evoluindo em quilômetros rodados e em número de recapagens”, ressalta Eduardo Gualberto, diretor de Pneus Comerciais da Goodyear.  

Premiações recentes 

A Goodyear foi premiada pelo Grupo Paccar pela excelência no fornecimento de pneus para a fábrica da DAF Caminhões, em Ponta Grossa (PR). Outro prêmio foi o recebido pela Caterpillar, pela 11ª vez pelo nível mais alto entre os fornecedores, na categoria Platinum.  

Leia mais sobre a Goodyear e sua história: 

No período de mais de 100 anos em que a Goodyear está presente no Brasil (completados em 2019), a empresa atuou em inúmeros movimentos que mudaram a indústria automotiva e a própria mobilidade. Com o mundo e a sociedade em constante transformação, a Goodyear considera em sua estratégia um movimento em direção às inovações, perseguindo alta performance e alta qualidade, com atenção constante para o desenvolvimento de grandes tecnologias. 

Com essa longa trajetória de sucesso, presença em mais de 150 países e contando com cerca de 72 mil colaboradores, a Goodyear atua com foco nas demandas de seus clientes dos mais variados estilos. Na divisão de pneus para veículos comerciais, o portfólio engloba pneus para várias aplicações, como: Longa Distância, Regional, Regional Severo, Urbano, Misto e Fora de Estrada. Para esse mercado, destaque para a linha Max Series™, que inclui pneus de alta tecnologia e desempenho para caminhões e ônibus, e estão disponíveis em todo o país através de uma grande e extensa rede de revendedores e recapadores, devidamente treinada para atender às demandas dos nossos clientes. 

Já para o futuro, a Goodyear segue atenta às demandas do mundo moderno, com desenvolvimento de novas tecnologias que permitem gerar mais benefícios e serviços aos clientes. No mercado de veículos comerciais, os desenvolvimentos estão preparados para atender, por exemplo, um futuro com veículos elétricos. “Sempre mantemos os olhos voltados a entregar um portfólio que alia desempenho e durabilidade para os motoristas e frotistas, que têm em nossas linhas de pneus, modelos evoluindo em quilômetros rodados e em número de recapagens”, ressalta Eduardo Gualberto, Diretor de Pneus Comerciais da Goodyear. 

É com esse foco na parceria com os motoristas e frotistas que a Goodyear enxerga o futuro e visa evoluir em serviços e diferenciais nos produtos para os clientes. 

“Nestes anos da Goodyear no Brasil, investimos esforços para o desenvolvimento de inovações que auxiliem os empresários do transporte a efetuar uma gestão mais assertiva dos pneus e, consequentemente, os apoiamos na melhoria da performance de seus negócios”, complementa Gualberto. 

CHARLES GOODYEAR
ERRO QUE MUDOU O MUNDO – Diz a lenda que Charles Goodyear acidentalmente descobriu o processo de vulcanização em sua cozinha em Woburn, Massachusetts, transformando borracha em um produto que poderia realmente ser usado para fazer produtos úteis. O fundador da Goodyear Tire & Rubber Company escolheu o nome Goodyear para a empresa em homenagem à descoberta. Charles Goodyear nunca teve nada a ver com a empresa que leva seu nome

Linha do tempo e fatos marcantes da trajetória da Goodyear no Brasil 

1919 — Início das atividades da Goodyear no Brasil, com o primeiro escritório de vendas no País, localizado no Rio de Janeiro, que contava com um armazém para pneus importados 

1927 — A Goodyear trouxe ao País inovações como os pneus Balão e Double Eagle. Ambos eram fabricados com tecido Supertwist. 

1933 — Lançamento do Airwheel, pneu de avião de baixa pressão para facilitar decolagens e aterrissagens em campos arenosos ou ásperos 

1938 — Adoção do raiom no lugar do algodão nas lonas dos pneus 

1939 — Inauguração da primeira fábrica no Brasil, no bairro do Belenzinho, em São Paulo, já desativada. 

1941 — Lançamento do G-100, um dos primeiros modelos fabricados no Brasil, com banda de rodagem que durava 33% mais em relação ao modelo anterior. Nessa mesma época, a Goodyear começava a concentrar esforços em pneus para veículos pesados. 

1943 — Início da produção de pneus de aviação 

1946 — Marca do primeiro milhão de pneus fabricado no Brasil 

1954 — Lançamento do famoso pneu Papaléguas, voltado aos profissionais de transporte 

1955 — Criação do Super Cushion, primeiro pneu sem câmara  

1966 — Lançamento do G8, pneu com bordas arredondadas para tração extra em qualquer tipo de terreno e maior segurança nas curvas 

1970 — Lançamento do G800, que iniciou a era dos pneus radiais. Lançamento ainda da linha Unisteel de pneus radiais para o segmento de pesados. 

1973 — Inauguração da fábrica de Americana, em São Paulo. 

1978 — Lançamento dos pneus radiais de aço para caminhões e ônibus. 

1988 — G800 muda de nome para Grand Prix S. 

1998 — Início dos voos do dirigível Spirit of the Americas no Brasil 

2000 — Inauguração da fábrica de materiais para recauchutagem em Santa Bárbara, São Paulo 

2012 — Anúncio da expansão e modernização da fábrica de Americana, com investimento de aproximadamente US$ 200 milhões 

2018 — Goodyear participa do Salão do Automóvel de São Paulo como o pneu oficial do evento e traz dois pneus conceito ao Brasil: Eagle 360 Urban e Oxygene. 

2019 — Comemoração do centenário da Goodyear no Brasil 

Goodyear do Brasil 

A Goodyear é fabricante global de pneus para automóveis, vans, picapes, SUVs, caminhões e ônibus, além de pneus para aviação. Com 72 mil colaboradores, presente em mais de 150 países e com 57 fábricas ao redor do mundo, a companhia está no Brasil há mais de 100 anos, onde possui duas unidades industriais, sendo uma em Americana (SP), dedicada à fabricação de pneus, e outra em Santa Bárbara d’Oeste (SP), destinada à produção de materiais de recapagem para pneus de caminhões e ônibus e de recauchutagem para pneus de aviação. A operação brasileira ainda conta com uma rede de revendedores oficiais e cerca de 1.000 pontos de venda em todo o território nacional. 

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).