Em uma edição especial, pedimos para algumas empresas realizarem análises sobre as perspectivas para o futuro de tecnologias que serão desenvolvidas para atender o setor de transporte, além de um pouco sobre como evolui até o tempo atual. Uma dessas empresas foi a Goodyear.
A Goodyear completou 100 anos em 2019 no Brasil, portanto, está há 103 anos no País. É uma empresa que entende os brasileiros e pensa no futuro do transporte com desenvolvimento de novas tecnologias que permitam gerar mais benefícios e serviços aos clientes.
No mercado de veículos comerciais, os desenvolvimentos estão preparados para atender, por exemplo, um futuro com veículos elétricos. “Sempre mantemos os olhos voltados a entregar um portfólio que alia desempenho e durabilidade para os motoristas e frotistas, que têm em nossas linhas de pneus, modelos evoluindo em quilômetros rodados e em número de recapagens”, ressalta Eduardo Gualberto, diretor de Pneus Comerciais da Goodyear.
![](https://transportemundial.com.br/wp-content/uploads/2022/08/Eduardo-Gualberto-1bx.jpg)
No mercado de veículos comerciais, os desenvolvimentos estão preparados para atender, por exemplo, um futuro com veículos elétricos. “Sempre mantemos os olhos voltados a entregar um portfólio que alia desempenho e durabilidade para os motoristas e frotistas, que têm em nossas linhas de pneus, modelos evoluindo em quilômetros rodados e em número de recapagens”, ressalta Eduardo Gualberto, diretor de Pneus Comerciais da Goodyear.
Premiações recentes
A Goodyear foi premiada pelo Grupo Paccar pela excelência no fornecimento de pneus para a fábrica da DAF Caminhões, em Ponta Grossa (PR). Outro prêmio foi o recebido pela Caterpillar, pela 11ª vez pelo nível mais alto entre os fornecedores, na categoria Platinum.
-
A sede global da Goodyear Tire & Rubber Company está localizada em Akron, Ohio, EUA -
Vista aérea da fábrica em Americana, interior de São Paulo
Leia mais sobre a Goodyear e sua história:
No período de mais de 100 anos em que a Goodyear está presente no Brasil (completados em 2019), a empresa atuou em inúmeros movimentos que mudaram a indústria automotiva e a própria mobilidade. Com o mundo e a sociedade em constante transformação, a Goodyear considera em sua estratégia um movimento em direção às inovações, perseguindo alta performance e alta qualidade, com atenção constante para o desenvolvimento de grandes tecnologias.
Com essa longa trajetória de sucesso, presença em mais de 150 países e contando com cerca de 72 mil colaboradores, a Goodyear atua com foco nas demandas de seus clientes dos mais variados estilos. Na divisão de pneus para veículos comerciais, o portfólio engloba pneus para várias aplicações, como: Longa Distância, Regional, Regional Severo, Urbano, Misto e Fora de Estrada. Para esse mercado, destaque para a linha Max Series™, que inclui pneus de alta tecnologia e desempenho para caminhões e ônibus, e estão disponíveis em todo o país através de uma grande e extensa rede de revendedores e recapadores, devidamente treinada para atender às demandas dos nossos clientes.
Já para o futuro, a Goodyear segue atenta às demandas do mundo moderno, com desenvolvimento de novas tecnologias que permitem gerar mais benefícios e serviços aos clientes. No mercado de veículos comerciais, os desenvolvimentos estão preparados para atender, por exemplo, um futuro com veículos elétricos. “Sempre mantemos os olhos voltados a entregar um portfólio que alia desempenho e durabilidade para os motoristas e frotistas, que têm em nossas linhas de pneus, modelos evoluindo em quilômetros rodados e em número de recapagens”, ressalta Eduardo Gualberto, Diretor de Pneus Comerciais da Goodyear.
É com esse foco na parceria com os motoristas e frotistas que a Goodyear enxerga o futuro e visa evoluir em serviços e diferenciais nos produtos para os clientes.
“Nestes anos da Goodyear no Brasil, investimos esforços para o desenvolvimento de inovações que auxiliem os empresários do transporte a efetuar uma gestão mais assertiva dos pneus e, consequentemente, os apoiamos na melhoria da performance de seus negócios”, complementa Gualberto.
![](https://transportemundial.com.br/wp-content/uploads/2022/08/CHARLES-GOODYEAR-864x1024.jpg)
-
Há um contraste quase inimaginável entre a fabricação de pneus nos primeiros dias da Goodyear Tire & Rubber Company e as fábricas altamente técnicas operadas por computador que produzem os pneus Goodyear de hoje. A produção de pneus para automóveis começou em 1899 e em 1916 a Goodyear era a maior empresa de pneus e borracha do mundo -
Futuro: pneu “não pneumático”, o Goodyear TurfCommand com Tecnologia DuraWeb™
Linha do tempo e fatos marcantes da trajetória da Goodyear no Brasil
1919 — Início das atividades da Goodyear no Brasil, com o primeiro escritório de vendas no País, localizado no Rio de Janeiro, que contava com um armazém para pneus importados
1927 — A Goodyear trouxe ao País inovações como os pneus Balão e Double Eagle. Ambos eram fabricados com tecido Supertwist.
1933 — Lançamento do Airwheel, pneu de avião de baixa pressão para facilitar decolagens e aterrissagens em campos arenosos ou ásperos
1938 — Adoção do raiom no lugar do algodão nas lonas dos pneus
1939 — Inauguração da primeira fábrica no Brasil, no bairro do Belenzinho, em São Paulo, já desativada.
1941 — Lançamento do G-100, um dos primeiros modelos fabricados no Brasil, com banda de rodagem que durava 33% mais em relação ao modelo anterior. Nessa mesma época, a Goodyear começava a concentrar esforços em pneus para veículos pesados.
1943 — Início da produção de pneus de aviação
1946 — Marca do primeiro milhão de pneus fabricado no Brasil
1954 — Lançamento do famoso pneu Papaléguas, voltado aos profissionais de transporte
1955 — Criação do Super Cushion, primeiro pneu sem câmara
1966 — Lançamento do G8, pneu com bordas arredondadas para tração extra em qualquer tipo de terreno e maior segurança nas curvas
1970 — Lançamento do G800, que iniciou a era dos pneus radiais. Lançamento ainda da linha Unisteel de pneus radiais para o segmento de pesados.
1973 — Inauguração da fábrica de Americana, em São Paulo.
1978 — Lançamento dos pneus radiais de aço para caminhões e ônibus.
1988 — G800 muda de nome para Grand Prix S.
1998 — Início dos voos do dirigível Spirit of the Americas no Brasil
2000 — Inauguração da fábrica de materiais para recauchutagem em Santa Bárbara, São Paulo
2012 — Anúncio da expansão e modernização da fábrica de Americana, com investimento de aproximadamente US$ 200 milhões
2018 — Goodyear participa do Salão do Automóvel de São Paulo como o pneu oficial do evento e traz dois pneus conceito ao Brasil: Eagle 360 Urban e Oxygene.
2019 — Comemoração do centenário da Goodyear no Brasil
Goodyear do Brasil
A Goodyear é fabricante global de pneus para automóveis, vans, picapes, SUVs, caminhões e ônibus, além de pneus para aviação. Com 72 mil colaboradores, presente em mais de 150 países e com 57 fábricas ao redor do mundo, a companhia está no Brasil há mais de 100 anos, onde possui duas unidades industriais, sendo uma em Americana (SP), dedicada à fabricação de pneus, e outra em Santa Bárbara d’Oeste (SP), destinada à produção de materiais de recapagem para pneus de caminhões e ônibus e de recauchutagem para pneus de aviação. A operação brasileira ainda conta com uma rede de revendedores oficiais e cerca de 1.000 pontos de venda em todo o território nacional.
-
Este caminhão de transporte de 240 toneladas com pneus 40.00R57 -
Dentro de cada um dos seis pneus 40.00R57 do caminhão há um sensor de pneu inteligente leve de 3 diâmetros e 1,3 de espessura. Mais ou menos do tamanho de um disco de hóquei, o sensor mede a temperatura e a pressão da cavidade e transmite dados a cada três minutos para uma central de gerenciamento
-
O mecanismo Air Maintenance Technology (AMT) da Goodyear Tire & Rubber Company permite que os pneus mantenham a pressão ideal e constante sem o uso de bombas externas, eletrônica e intervenção do motorista -