A KMax foi lançada no Brasil como nova família de pneus radiais destinada à aplicação em caminhões e ônibus em complemento à Linha Max Series, que já integra os modelos CityMax e FuelMax da fabricante Goodyear. Assim como os demais fabricantes de pneus, a promessa da empresa é baixar o custo por quilômetro rodado entre 5% e 15%, dependendo da aplicação. Os pneus são considerados o segundo item de maior impacto na planilha de custos dos transportadores.
Antonio Roncolati, diretor da unidade de pneus comerciais, é categórico: “o cliente quer o menor custo por quilômetro”. E mais: a garantia agora é de sete anos, dois a mais que os atuais produtos, um aval de longevidade do produto. Segundo Henry Dumotier, presidente da filial brasileira, essa série foi lançada primeiramente na Europa e foi adaptada ao nosso país. “O desenvolvimento de um produto como esse leva entorno de três anos”.
As novas versões são KMax S, KMax D Traction e KMax Extreme, dedicadas à aplicação regional e regional severa, que representa hoje 40% de tudo que é comercializado no mercado. Vale dizer que estes exemplares são parrudos, projetados para rodar nos diversos tipos de pavimentos das estradas brasileiras, computando aclives, declives, curvas acentuados, além do péssimo estado de conservação da maioria delas. Já o segmento regional severo, na classificação da fabricante, é representado pelos pneus que operam em vias e ruas pavimentadas, que exigem manobras constantes, como o “anda e para” usual do transporte urbano, onde a velocidade operacional média é baixa.
Para suceder os exemplares da Série 600 – G658, G667 e G658 em serviço regional severo –, em uso desde 2008 no país, a marca testou incansavelmente os novos integrantes da família KMax em 19 frotas de vários estados brasileiros, totalizando 350 milhões de quilômetros rodados. Grupo de empresas que avaliou a qualidade dos produtos que ficarão nas prateleiras da rede. O que o cliente pode esperar é quilometragem 5% maior na versão Traction, 10% na S e até 15% na Extreme, prometem os executivos da companhia.
Essa linha de pneus equivale a um mercado de R$ 3,1 bilhões por ano. Até 2016, a previsão da fabricante é a de comercializar 3,5 milhões de unidades e gerar um crescimento anual de 4,7%.