No período de recesso de final, a Volkswagen Caminhões nas férias não parou. Confira os principais fatos gerados pela empresa entre 20 de dezembro de 2021 até 12 de janeiro de 2022, muito acima da média da indústria e acima do esperado para este período. Eles estão apresentados conforme a mais recente e depois as anteriores. Mas, não deixe de ler a nota sobre o VW Delivery Express+ Euro 6 e da noiva que chegou ao casamento dirigindo um VW Delivery:

Filipinas

A estreia dos caminhões e ônibus na Ásia está sendo por meio do importador MACC (MAN Automotive Concessionaires Corp.) com 30 anos de experiência no segmento. Inicialmente, serão 10 modelos das famílias Delivery, Constellation e Volksbus, todos configurados pela Engenharia da VWCO para o país de destino. O mercado filipino é nosso primeiro passo na Ásia e vamos explorar todas as oportunidades, especialmente do programa de renovação de frotas para transporte de pessoas que está em vigência no país”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus. 

Liderança brasileira

No início de janeiro, a Anfavea confirmou a liderança brasileira em vendas de caminhões em 2021 para a Volkswagen Caminhões e Ônibus. Foram licenciados 37.462 caminhões VW, com um crescimento de 46,4% em relação ao ano anterior, e uma participação no mercado de 29,1%. No mercado de ônibus, a montadora com fábrica em Resende (RJ) comemorou a vice-liderança, com 3.695 chassis Volksbus registrados e 26,3% do segmento.

Caminhões de 3,5 t de PBT a 15 t de PBT

Nesta categoria, incluem desde chassi-cabine, do VW Express até o Constellation 14.190, veículos utilizados em diversas atividades nas cidades e, também, em áreas rurais. Especificamente, na categoria chassi-cabine, entre 3 a 3,5 toneladas, o VW Delivery Express teve 22,6% de participação com 3.545 unidades. Segundo a VWCO, em 2021, de cada dez caminhões vendidos e destinados a entregas urbanas no Brasil, cinco foram da marca Volkswagen. Os modelos Delivery e Constellation representaram um volume de 12.328 unidades, ou 52% dos licenciamentos nos segmentos semileve, leve e médio, segundo divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). “Estamos também satisfeitos ao termos o VW Constellation 24.280 no topo do ranking de modelos semipesados, com 4.116 unidades licenciadas”, comemora Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Serviços da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

VW e-Delivery no Rio

O primeiro caminhão elétrico 100% desenvolvido no Brasil com viabilidade de produção comercial em série já teve 200 unidades vendidas. É importante destacar que, veículos elétricos como protótipos são produzidos há mais de 100 anos, mas, comercialmente viável, mesmo que ainda com investimento inicial alto, é o VW e-Delivery. Para os críticos de plantão, obviamente, ele conta com muitos componentes importados importados. O modelo foi lançado em julho de 2021 e está sendo apresentado em diversas cidades. O e-Delivery foi testado e aprovado pela Ambev, com 100 unidades já adquiridas entre as 1.600 do pedido em carteira. Se a Ambev encomendou 1.600 unidades, a Coca-Cola não quis ficar por baixo, e comprou 20 unidades. Nos últimos dias, entre 13 e 16 de janeiro, o modelo foi demonstrado no Jockey Club Brasileiro no Rio de Janeiro.  

PDD 5274

Proconve P8 com motor FPT

Todos os fabricantes de veículos estão adequando os seus veículos para atender as novas normas de emissões de poluentes e ruídos Proconve P8, mais conhecida como Euro 6 por ser uma copiada da legislação europeia. Assim, a VWCO também lançou o VW Delivery Express+ de acordo com a nova legislação, mas com melhorias no produto além das exigidas pelo Ibama. Segundo a VWCO, as melhorias feitas no motor para atender ao Proconve P8 resultaram em um aumento de 5% na economia de combustível e o pacote de equipamentos de segurança, antes opcional, agora é de série. A maior novidade é que… isto mesmo, o motor Cummins ISF 2.8 litros de 150 cavalos saiu e deu lugar ao motor FPT F1C de 3 litros, o mesmo do Iveco Daily 35-160. Neste caso, parabéns para a Volkswagen por reconhecer a qualidade do motor de um importante concorrente (a FPT pertence ao Grupo Iveco). Parabéns à FPT por fazer um motor que conquistou um fabricante do porte como a VWCO. Quem ganha com isso é o transportador. O F1C no Delivery Express+ ficou com 156 cv e 360 Nm de torque disponível a partir de 1.300 rpm. Por questão legislativa, o novo Delivery Express+ precisa contar com a tecnologia EGR em uso de baixa pressão (uso urbano) e com a tecnologia SCR que exige o uso de Arla 32 em uso de maior pressão (maior velocidade ou uso rodoviário).  

Solidariedade

Buda nasceu 623 a.C. Jesus de Nazaré é o marco do nosso calendário atual e, independentemente de acreditar ou não em Jesus, os ensinamos são os mesmos de todas as pessoas que têm amor ao próximo, ensinados desde a época de Buda, e mesmo por mentores anteriores. E amor ao próximo tem muito a ver com voluntariado. Para encerrar 2021, o podcast VWCO News especial de fim de ano convidou três pessoas engajadas em ações de voluntariado para falar sobre a importância da ajuda ao próximo: Bia Martins, vice-presidente da ONG Olhar de Bia; Andre Bogdan, supervisor de Cost Fit da Volkswagen Caminhões e Ônibus e presidente do Lions Club de Resende; e Letícia Moura, estagiária da VWCO e criadora de uma iniciativa interna para doação de alimentos. Em um bate-papo leve e descontraído, os entrevistados falaram sobre suas propostas para ajudar o próximo, além de conversarem sobre o sentimento e os benefícios ao contribuir para uma ação de voluntariado. 

vwtbpress podcast

Limusine não, vou de caminhão

A ideia não é nova, lembra um filme publicitário da Volvo que o noivo chega ao casamento em um FH com embreagem automatizada dupla. Mas a ideia da empresária Márcia Staudt é real, não é parte de um filme publicitário. Ela, como noiva, chegou à entrada da Igreja a bordo de um VW Delivery 6.160 e surpreendeu a todos. Se o objetivo era criar um bom filme para as redes sociais, não vamos saber, mas, para ela, o fato foi para comemorar, além do casamento, foi a carteira de habilitação CNH D (poderia ser com o Volksbus também). Segundo Márcia, a ideia inusitada foi uma forma de comemorar a conquista da sua carteira de habilitação tipo D, que permite a condução de caminhões – peça fundamental para o sucesso da Solar Oeste, criada com o noivo Josenei Godoi. A companhia, com sede em Missal (PR), tem como objetivo oferecer soluções para a geração de energias renováveis. “Nem todos os nossos funcionários têm a permissão para dirigir caminhões, então tirei minha carteira de habilitação para conduzir os veículos da nossa frota, que são essenciais para transportarmos os produtos da empresa. E como os caminhões fazem parte da nossa história, pensei: essa entrada tem que ser diferente. Por isso, entrei com o Delivery no casamento”, conta Márcia. Parabéns Márcia e Josenei, e muito sucesso no casamento e nos negócios (nota do editor). 

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).