No mundo todo o desenvolvimento de veículos elétricos, principalmente os comerciais, têm sido desenvolvido entre parcerias, mesmo que exista uma grande marca na frente. Mas neste caso, não há nenhum fabricante tradicional de ônibus envolvido. O eBus é um ônibus totalmente elétrico e fruto da parceria entre WEG, Universidade Federal de Santa Catarina, Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul, Instituto da Indústria FIESC/SENAI Eggon João da Silva e Viação Canarinho. 
 
O ônibus elétrico, com carroceria Marcopolo, possui capacidade para transportar 38 passageiros sentados, possui a propulsão elétrica composta de motor elétrico WEG de 200kW e um inversor de frequência, ambos com refrigeração a água e que asseguram uma velocidade máxima de 80 km/h.
 
Além disso conta com motores e inversores WEG para sistemas auxiliares como bomba de água, compressor do freio e ar condicionado. A energia é armazenada em baterias de Íon de Lítio que asseguram uma autonomia de 70 km. 
 
O sistema de recarga será realizado por eletroposto WEG de 60kW, instalado na garagem da Viação Canarinho. Ele tem capacidade de realizar a recarga total do eBus em 1 hora. O eBus conta também com sistemas de internet Wi-Fi de alta velocidade e mesa de reunião para os passageiros.
 
O roteiro do eBus está sendo criado pelas entidades envolvidas e, em breve, as pessoas poderão ter a experiência de utilizar o veículo. O ônibus estará em Jaraguá do Sul nos próximos meses com o intuito de despertar a população para esse novo cenário, onde a inovação tem protagonismo essencial na transformação da sociedade.
Fonte: WEG
 

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).