A instalação de placas solares sobre baús de caminhões já era testado pela Renault Trucks há alguns anos na Europa, com resultados positivos para maior durabilidade das baterias e, mesmo que pouco, a redução do consumo de diesel. No Brasil, a Ativa Logística inicia um projeto piloto com caminhões que receberam a instalação de placas solares.

Assim, como no teste da Renault Trucks, segundo Alex Nunes, gerente de inovação, a tecnologia foi aplicada para reduzir o consumo de diesel e aumentar o tempo de vida útil das baterias.
As placas solares geram energia para o sistema de refrigeração dos baús e outras tecnologias embarcadas nos caminhões. “A nossa meta é implantar a tecnologia em toda a frota da empresa, hoje composta por 800 veículos”, relata ele.

Aumento da vida da bateria

Alex Nunes destaca que a utilização das placas solares proporciona aumento de até 40% do tempo de vida útil da bateria, além de reduzir a quantidade de vezes que o motor do sistema de refrigeração ou do veículo são acionados para alimentar as baterias. “Temos mais de 1 mil clientes espalhados pelo País e as placas solares possuem um papel muito importante no controle de temperatura dos baús, requisito fundamental no transporte de medicamentos”.

O sistema de refrigeração do baú possui um motor movido a diesel e uma bateria interna, ambos independentes. O motor gera energia para a bateria, e esta, fornece energia para o refrigerador. “Com a placa solar, a bateria deste sistema é constantemente carregada, com isso, reduzimos de forma significativa o acionamento do motor e, consequentemente, reduzimos o consumo de diesel”, relata ele.

Os veículos que receberam as placas solares são utilizados nas operações de coletas de mercadorias, distribuição e transferências entre as unidades da Ativa Logística. Os testes em andamento acontecem em operações logísticas no estado de São Paulo, principalmente nas cidades de Campinas, Bauru, Itapevi, Ribeirão Preto e São Paulo.

A instalação das placas solares nos caminhões é uma ação do projeto “Sustentabilidade Ativa” que tem como principal objetivo a redução dos impactos ambientais nas soluções logísticas fornecidas pela Ativa Logística, um dos maiores operadores logísticos dos setores de saúde e beleza com 18 unidades espalhadas pelo País.

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Os caminhões VW Meteor 28.460 e o 29.520 já podem ser adquiridos com oito bolsões de ar em ambos os modelos, seja no 6×2 ou no 6×4. Ao mesmo tempo, o cliente também pode escolher a distância entre os eixos nas seguintes opções: 3.200, 3.400 ou 3.600 mm, de acordo com o implemento mais indicado para a melhor distribuição de carga na sua aplicação, que vale ainda para a versão com suspensão metálica. Assista o vídeo:

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).